A montadora chinesa BYD continua sua expansão agressiva nos mercados internacionais com o anúncio de que começará a vender seus carros elétricos e híbridos plug-in na Alemanha e na Suécia a partir do quarto trimestre deste ano.
Após o lançamento na Austrália em fevereiro, a estreia no Japão no mês passado e a anunciada entrada nos Países Baixos em setembro, a BYD nomeou o grupo europeu de revendedores Hedin Mobility Group para distribuir e vender seus carros de passeio na Suécia e Alemanha.
A empresa recebeu o status de "Dealer+" da BYD, que concede serviços oficiais de distribuição, vendas e pós-venda para veículos da marca BYD em ambos os países.
A Hedin abrirá concessionárias na Suécia e Alemanha a partir de Estocolmo em outubro, com a primeira de várias lojas alemãs sendo abertas no mesmo mês. A BYD lançará sites para os clientes de cada mercado ainda este mês, com informações sobre os modelos disponíveis a serem anunciados em setembro.
O início das vendas será em outubro de 2022, com as primeiras entregas na Alemanha e na Suécia para os compradores iniciais sendo agendadas para o quarto trimestre de 2022.
"Temos o prazer de fornecer tecnologias líderes mundiais dentro de nossa linha inspiradora de novos veículos de passageiros de energia para o público alemão e sueco. Acreditamos que o momento é perfeito para atender à demanda dos consumidores por soluções mais ecológicas."
Michael Shu, Gerente Geral e Diretor Geral da BYD Europa e Divisão de Cooperação Internacional
O grupo nomeado venderá veículos BYD na Suécia através de seu grupo de concessionárias Hedin Bil e através de concessionárias especialmente selecionadas na Alemanha. As duas partes trabalharão juntas para selecionar os principais revendedores de diferentes regiões da Alemanha para representar a marca de carros de passeio BYD.
O Hedin Mobility Group é um dos maiores grupos de concessionárias privadas da Europa, operando mais de 230 concessionárias em oito países, incluindo a Alemanha, com uma significativa presença de concessionárias na Escandinávia. O grupo vendeu mais de 125 mil veículos em 2021.
Na Europa, a BYD vende atualmente carros de passeio apenas na Noruega, onde sua única opção no momento é o SUV elétrico Tang (BYD Tan aqui no Brasil). É provável que a montadora expanda sua linha na Alemanha e na Suécia para incluir modelos baseados em sua plataforma e 3.0 e alimentados pelas baterias Blade com química LFP e sistema cell-to-pack.
A linha pode incluir ainda o recém-apresentado BYD Seal, o SUV compacto Atto 3 e o hatchback compacto Dolphin. Resta saber se o sedã topo de linha BYD Han também será oferecido para os alemães e suecos.
Essa estratégia de nomear um grupo local para vender seus carros elétricos é a mesma que a BYD adotou aqui no Brasil, ao se associar, por exemplo, ao grupo Eurobike para a concessionária localizada em São Paulo (SP), bem como outros grupos nas diversas regiões do país.
Fonte: BYD Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia