A atual geração do Opel / Vauxhall Astra está à venda na Europa desde novembro do ano passado, embora a disponibilidade limitada tenha afetado negativamente suas vendas em todo o continente.

No entanto, em breve a montadora vai apimentar a linha do modelo do segmento C com uma versão totalmente elétrica programada para chegar às concessionárias da marca no próximo ano. Parece que os executivos de Russelsheim estão até considerando uma versão esportiva desse carro elétrico.

O Astra elétrico está atualmente em desenvolvimento baseado na plataforma EMP2 V3 da Stellantis, que pode sustentar veículos a combustão, híbridos plug-in e movidos a bateria. 

Galeria: Opel Astra (2022)

Embora nada seja oficial em termos de um hot hatch de emissões zero, o chefe de design da Vauxhall, Mark Adams, insinuou recentemente em uma entrevista à TopGear que algo está no planos. Como lembrete, Vauxhall é a divisão britânica da Opel, que vende os mesmos carros.

"Sim, estamos trabalhando em coisas que não estão muito distantes, onde vamos embarcar nessa direção", disse Adams à publicação sem entrar em mais detalhes. Um Astra quente significa um Astra OPC / VXR para os europeus, embora pareça que a montadora pode não entrar no desenvolvimento de uma versão hardcore completa do hatch elétrico. A julgar pelo que o chefe de design da Vauxhall disse a seguir, parece que provavelmente estamos falando de uma versão "quente", algo nas linhas de um Astra GSi.

"Há uma linha tênue entre ser percebido como esportivo e dinâmico, o que é um atributo positivo, digamos", acrescentou. "Mas, ao mesmo tempo, você não quer necessariamente uma marca que seja dura e agressiva. É encontrar esse ponto doce, e temos que, como designers, definitivamente pensar nesses fatores mais suaves."

Um Astra elétrico de desempenho poderia ser lançado como concorrente para o futuro Volkswagen ID.3 GTX. Espera-se que o hot hatch de Wolfsburg receba o trem de força elétrico de motor duplo dos crossovers ID.4 e ID.5 onde, no acabamento GTX, gera 299 cv (220 kW) e 46,9 kgfm de torque. Com a mesma potência, o ID.3 GTX poderia arrancar de 0-100 km/h em menos de 6 segundos.

Nota: Projeção Opel Astra GSi do X-Tomi usada como imagem de destaque.