Revelada para o mundo em março, a Kombi elétrica será apresentada no Brasil em setembro, durante o Rock in Rio. Com isso, o Volkswagen ID. Buzz é o terceiro modelo da linha ID a marcar presença no país, depois dos veículos elétricos ID.3 e ID.4, que, inclusive, já foram testados pela imprensa por aqui.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8) por Ciro Possobom, o novo Chief Operating Officer (COO) da marca no Brasil. Segundo o executivo, o Rock in Rio, festival de música patrocinado pela Volkswagen, será utilizado para promover a Kombi elétrica e aproximar a novidade do público brasileiro. O festival acontecerá entre os dias 2 e 11 de setembro, no Parque dos Atletas, Rio de Janeiro (RJ).

Galeria: Volkswagen ID. Buzz 2022

Já faz um tempo que se especula a vinda do ID. Buzz ao país. Na verdade, antes mesmo da estreia já se falava na possibilidade de o modelo ser lançado por aqui, ainda que fosse algo mais para o futuro. Nesse sentido, a apresentação precoce da van elétrica por aqui é um bom sinal sobre as intenções de lançamento.

Vale lembrar que o ID. Buzz acaba de ser lançado na Europa nas versões VW ID. Buzz Pro e o ID. Buzz Cargo. O modelo está disponível para encomendas na Alemanha desde 20 de maio com preços inicial de 65.000 euros na versão de entrada com motor de 204 cv e autonomia de 421 km. Já a versão de carga de três lugares com a mesma combinação de motor-bateria, está disponível a partir de 54.430 euros - as entregas começam no último trimestre de 2022.

Volkswagen ID. Buzz - Kombi elétrica

O ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo são bem equipados de série, com a bateria de íons de lítio de 77 kWh (82 kWh brutos) - a maior disponível entre todos os modelos da linha ID até agora - e um motor elétrico montado no eixo traseiro capaz de fornecer 150 kW (204 cv) de potência e 31,6 kgfm de torque.

O alcance combinado WLTP é de até 423 km para o ID. Buzz Pro e 425 km para o ID. Buzz Cargo, com um consumo de combustível WLTP de 20,6 kWh/100 km e 20,4 kWh/100 km, respectivamente. A bateria pode ser recarregada de 5 a 80% de sua capacidade em cerca de 30 minutos usando uma estação de carregamento rápido DC com a potência máxima de carregamento de até 170 kW.

Ambos os modelos também vêm com um quadro de instrumentos digital de 5,3", sistema de informação de entretenimento com tela 10", volante multifuncional, faróis de LED, ar-condicionado automático, partida sem chave, controle de cruzeiro e sistemas de assistência/alerta ao motorista. Entre eles estão o Car2X, Park Distance Control e o sistema de frenagem de emergência Front Assist — além de alerta de faixa no ID. Buzz Pro.

A Kombi elétrica deve ser lançada por aqui nas versões de passageiros e carga, segundo apuramos há algum tempo. Mas ainda não temos datas ou confirmação oficial de lançamento, o que deve ocorrer mais adiante. Até lá, a Volkswagen ainda precisa lançar o SUV elétrico ID.4 e possivelmente o ID.3 por aqui.