Segundo a imprensa chinesa, a Tesla já estaria utilizando as baterias de lâminas (Blade) da chinesa BYD em seus veículos elétricos produzidos na gigafábrica Berlim, uma unidade que foi inaugurada neste ano e está em processo de ramp-up.
Conforme a reportagem do site Sina Tech, as primeiras unidades da bateria Blade estarão nos modelos Tesla Model Y montados na fábrica alemã entre o final de agosto e o início do mês que vem. Além disso, afirma-se que essas baterias não serão utilizadas na fábrica da Tesla em Xangai, ao menos neste primeiro momento.
Rumores de que a Giga Berlim seria a primeira a utilizar as baterias Blade já existem há mais de um ano. Isso é baseado em um contrato de fornecimento assinado entre as duas empresas.
Voltando um pouco no tempo, Lian Yubo, vice-presidente executivo da BYD e diretor do Automotive Engineering Research Institute já havia falado sobre a parceria em uma entrevista à mídia estatal CGTN. Na ocasião, o executivo disse que a BYD em breve forneceria baterias de lâminas à Tesla.
Nesse primeiro momento, o único modelo da Tesla equipado com as baterias Blade será mesmo o SUV elétrico Model Y, segundo fontes ligadas ao assunto. No entanto, trata-se de uma parceria que progride lentamente, então o uso maciço das baterias Blade deve ficar mais para o ano que vem.
No caso dos carros elétricos da Tesla produzidos na gigafábrica Xangai, na China, os principais fornecedores continuam sendo a CATL e a LG Energy, com 70% e 30% de participação de fornecimento em 2021, respectivamente.
Enquanto se consolida como o maior fabricante mundial de veículos eletrificados (100% elétricos e híbridos plug-in), a BYD também acelera a produção de baterias EV. No caso das células Blade, já estão sendo utilizadas em vários modelos da própria marca, como Tan, Han, Dolphin, Yuan Plus EV e o mais recente Seal, o 'anti-Tesla Model 3'.
Essas baterias se destacam pela montagem que dispensa os módulos e também por oferecer maior segurança contra todos os tipos de impactos ou danos, sem risco de incêndios ou explosões. Em testes, a BYD já submeteu essas células à perfuração com pregos, aquecimento a 300 ºC, sobrecargas elétricas de 260% e esmagamento por um caminhão de 46 toneladas.
Fonte: Hibridos y Electricos
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