Marcopolo anuncia início de produção do seu 1º ônibus elétrico
Fabricação do modelo urbano Attivi com chassi próprio da marca e 100% elétrico começa neste mês
A Marcopolo anuncia o lançamento do seu primeiro ônibus elétrico. A empresa, que é a terceira maior encarroçadora do mundo, aproveitou o Lat.Bus 2022, realizado nesta semana em São Paulo (SP), para mostrar ao público o Marcopolo Attivi, um modelo com chassi próprio e propulsão 100% elétrica.
Segundo anunciado pela companhia no evento paulista, até o final deste ano serão produzidas 30 unidades do ônibus elétrico Attivi que serão entregues aos clientes em diferentes regiões do país.
Líder do segmento, a Marcopolo aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da sua estratégia ESG.
“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.
Conforme relatado, o cronograma de desenvolvimento do ônibus elétrico aponta que desde 2021 o veículo tem sido utilizado em operação assistida. Os modelos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho.
Além disso, a Marcopolo trabalha com um projeto de transição energética que prevê o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias.
A empresa também afirma que serão oferecidas aos clientes ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.
“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”, enfatiza o CEO da companhia.
A mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia, que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Spark EUV e BYD Dolphin: compactos elétricos em comparação
Citroën 2CV será revivido como elétrico barato baseado na plataforma do C3
SUV elétrico mais acessível do Grupo Volkswagen tem início de produção
Xiaomi SU7 supera Tesla Model 3 e lidera entre sedãs elétricos na China
Neta Auto inaugura 1ª loja no Brasil e estuda produção local para 2026
GWM Ora 03 é o carro elétrico com menor desvalorização no Brasil
Chrysler suspende desenvolvimento de seu primeiro veículo elétrico