A Marcopolo anuncia o lançamento do seu primeiro ônibus elétrico. A empresa, que é a terceira maior encarroçadora do mundo, aproveitou o Lat.Bus 2022, realizado nesta semana em São Paulo (SP), para mostrar ao público o Marcopolo Attivi, um modelo com chassi próprio e propulsão 100% elétrica.
Segundo anunciado pela companhia no evento paulista, até o final deste ano serão produzidas 30 unidades do ônibus elétrico Attivi que serão entregues aos clientes em diferentes regiões do país.
Líder do segmento, a Marcopolo aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da sua estratégia ESG.
“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.
Conforme relatado, o cronograma de desenvolvimento do ônibus elétrico aponta que desde 2021 o veículo tem sido utilizado em operação assistida. Os modelos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho.
Além disso, a Marcopolo trabalha com um projeto de transição energética que prevê o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias.
A empresa também afirma que serão oferecidas aos clientes ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.
“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”, enfatiza o CEO da companhia.
A mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia, que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv