Tesla negocia construção de gigafábrica de carros elétricos no Canadá
Fabricante protocolou declarando seu interesse em construir uma "instalação de manufatura avançada"
Depois que Elon Musk sugeriu que a Tesla estaria pensando na construção de sua próxima gigafábrica no Canadá, agora temos a confirmação de que o fabricante está realmente avançando com o plano. De acordo com uma fonte do Canadá, a montadora já havia apresentado documentos ao governo de Ontário afirmando que tinha a intenção de construir uma "fábrica avançada" no estado.
A Electric Autonomy Canada obteve os documentos de negociação, que segundo a lei canadense devem ser tornados públicos, apresentados pela Tesla em julho, quando o fabricante de automóveis baseado no Texas declarou que queria:
Envolver-se com o governo e suas agências para identificar oportunidades para instalações industriais e/ou de fabricação avançada que permitam reformas com a intenção de aumentar a competitividade de Ontário e sua capacidade de atrair investimento de capital através do estabelecimento de prazos de aprovação que sejam competitivos com locais de fabricação de alto crescimento na América do Norte, enquanto também trabalhar com o governo para identificar ou alinhar programas de incentivos que possam aumentar ainda mais a atratividade de Ontário para investimentos industriais e/ou de fabricação avançada.
Galeria: Tesla - fábrica Fremont
Além de sua fábrica original em Fremont, Califórnia, a Tesla agora tem localizações de produção em Austin, Texas (sua sede desde 2021), Xangai, China e Berlim, Alemanha. De todas essas fábricas, a Giga Berlin foi a mais difícil de finalizar e tornar operacional - parou a produção novamente por duas semanas em julho, depois de ter começado a fabricar carros no final de março.
Ao mesmo tempo, a nova fábrica da fabricante em Austin, progrediu muito bem e rapidamente, praticamente sem atrasos. Agora pode construir milhares de unidades do Model Y por semana (e bem feitos) e já pediu permissão para expandir suas instalações com um edifício adicional de 500.000 metros quadrados, adicionado à já enorme fábrica de 4 milhões de metros quadrados.
A razão pela qual a Tesla escolheu outro local na América do Norte para sua próxima fábrica pode ser porque quer repetir a experiência que teve na Giga Texas. Ontário também quer criar uma cadeia de suprimentos para a fabricação de veículos elétricos no estado, tornando-a mais atraente para a Tesla e outras montadoras.
A construção da Gigafactory Xangai, na China, foi a mais rápida de todas, levando apenas 168 dias da obtenção de licenças até conectar a fábrica à rede elétrica. A Tesla ainda não está considerando outra fábrica na China, mas está dobrando a capacidade de produção em Xangai, onde espera ser capaz de produzir 14.000 Model Y e 7.700 Model 3 por semana, e, finalmente, 1 milhão de veículos por ano (a capacidade inicial era de 450.000 unidades por ano).
Elon Musk disse recentemente que a Tesla poderia anunciar oficialmente a nova fábrica até o final do ano e que a empresa não tem intenção de parar de construir locais de produção. Aparentemente, a Tesla está mirando a construção de até 12 gigafábricas ao redor do mundo, embora o prazo para isso não tenha sido mencionado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Tesla Cybertruck é vista em fábrica da BYD na China: estratégia ou estudo?
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia