Depois que Elon Musk sugeriu que a Tesla estaria pensando na construção de sua próxima gigafábrica no Canadá, agora temos a confirmação de que o fabricante está realmente avançando com o plano. De acordo com uma fonte do Canadá, a montadora já havia apresentado documentos ao governo de Ontário afirmando que tinha a intenção de construir uma "fábrica avançada" no estado.
A Electric Autonomy Canada obteve os documentos de negociação, que segundo a lei canadense devem ser tornados públicos, apresentados pela Tesla em julho, quando o fabricante de automóveis baseado no Texas declarou que queria:
Envolver-se com o governo e suas agências para identificar oportunidades para instalações industriais e/ou de fabricação avançada que permitam reformas com a intenção de aumentar a competitividade de Ontário e sua capacidade de atrair investimento de capital através do estabelecimento de prazos de aprovação que sejam competitivos com locais de fabricação de alto crescimento na América do Norte, enquanto também trabalhar com o governo para identificar ou alinhar programas de incentivos que possam aumentar ainda mais a atratividade de Ontário para investimentos industriais e/ou de fabricação avançada.
Além de sua fábrica original em Fremont, Califórnia, a Tesla agora tem localizações de produção em Austin, Texas (sua sede desde 2021), Xangai, China e Berlim, Alemanha. De todas essas fábricas, a Giga Berlin foi a mais difícil de finalizar e tornar operacional - parou a produção novamente por duas semanas em julho, depois de ter começado a fabricar carros no final de março.
Ao mesmo tempo, a nova fábrica da fabricante em Austin, progrediu muito bem e rapidamente, praticamente sem atrasos. Agora pode construir milhares de unidades do Model Y por semana (e bem feitos) e já pediu permissão para expandir suas instalações com um edifício adicional de 500.000 metros quadrados, adicionado à já enorme fábrica de 4 milhões de metros quadrados.
A razão pela qual a Tesla escolheu outro local na América do Norte para sua próxima fábrica pode ser porque quer repetir a experiência que teve na Giga Texas. Ontário também quer criar uma cadeia de suprimentos para a fabricação de veículos elétricos no estado, tornando-a mais atraente para a Tesla e outras montadoras.
A construção da Gigafactory Xangai, na China, foi a mais rápida de todas, levando apenas 168 dias da obtenção de licenças até conectar a fábrica à rede elétrica. A Tesla ainda não está considerando outra fábrica na China, mas está dobrando a capacidade de produção em Xangai, onde espera ser capaz de produzir 14.000 Model Y e 7.700 Model 3 por semana, e, finalmente, 1 milhão de veículos por ano (a capacidade inicial era de 450.000 unidades por ano).
Elon Musk disse recentemente que a Tesla poderia anunciar oficialmente a nova fábrica até o final do ano e que a empresa não tem intenção de parar de construir locais de produção. Aparentemente, a Tesla está mirando a construção de até 12 gigafábricas ao redor do mundo, embora o prazo para isso não tenha sido mencionado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país