A Mahindra & Mahindra revelou cinco SUVs elétricos baseados na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, em um esforço onde a montadora trabalha na transição de uma linha de modelos em boa parte obsoletos para novos veículos totalmente elétricos na Índia. 

Em um comunicado oficial, a gigante indiana revelou sua linha Inglo EV com nada menos que cinco SUVs elétricos a serem lançados nos próximos anos, todos eles baseados na plataforma modular MEB adquirida do Grupo Volkswagen.

Com esse movimento, a Mahindra quer mostra uma nova visão de futuro focada na eletrificação. Na verdade, a empresa indiana é o segundo cliente da MEB, depois da Ford, que, por sua vez, irá produzir um SUV elétrico baseado nessa arquitetura em sua fábrica em Colônia, Alemanha.

Galeria: Mahindra - SUVs elétricos MEB

Segundo informado, esses SUV elétricos foram projetados no Mahindra Advanced Design Europe, no Reino Unido, e serão vendidos sob duas marcas: XUV e BE.

Tecnicamente, eles serão baseados na adaptação da plataforma elétrica chamada Inglo, que oferecerá capacidade de bateria que varia de 60 a 80 kWh e carregamento rápido de até 80% em menos de 30 minutos (175 kW), disse a Mahindra - autonomia dos veículos elétricos ainda não foi divulgada.

Mahindra BE 09 (1)

A Volkswagen, por sua vez, declarou que mais de 1 milhão de veículos serão produzidos pelas empresas enquanto durar a parceria:

"A parceria não só demonstra que nosso negócio de plataforma é altamente competitivo, mas também que a MEB está no caminho certo para se tornar uma das principais plataformas abertas para mobilidade eletrônica", disse thomas Schmall, membro do conselho de administração da Volkswagen.

Por fim, os SUVs da Mahindra baseados na MEB serão chamados de XUV.e8, XUV.e9, BE.05, BE.07 e BE.09. O primeiro dos cinco SUVs elétricos será lançado até o final de 2024 na Índia, enquanto os outros quatro devem chegar ao mercado progressivamente até 2026. 

Com a meta de superar a rival Tata Motors em eletrificação, a montadora indiana declarou que sua meta é de que os veículos elétricos respondam por 20 a 30% de suas vendas totais de SUVs até março de 2027.