O mais novo carro elétrico da BYD já aparece nos registros de patentes no Brasil. Trata-se do sedã elétrico BYD Seal, que foi apresentado oficialmente neste mês e é a grande aposta da montadora chinesa para se expandir globalmente.
Parte da nova família de carros elétricos batizada Ocean, o BYD Seal foi antecipado pelo conceito Ocean-X e mede 4.980 mm de comprimento, 1.910 de largura, 1.495 mm de altura e 2.920 mm de distância entre-eixos - o peso ficará entre 1.885 kg e 2.150 kg de acordo com a configuração e versão.
Este sedã elétrico é baseado na nova plataforma elétrica e-platform 3.0, desenvolvida pela própria BYD, e conta com as baterias de lâmina (Blade) com composição LFP e montagem estrutural, onde as células moldam o assoalho do veículo, permitindo assim um estrutura ainda mais rígida.
Enquanto mantém alguns elementos vistos no conceito Ocean-X, como a dianteira que já traz a nova identidade visual da marca, o BYD Seal em sua versão definitiva aposta em um design de linhas mais arredondadas, um pouco em oposição ao estilo de modelos maiores, como o BYD Han, mais angular.
Em termos de mercado, o sedã elétrico da BYD já está à venda na China em quatro versões, sendo 3 opções diferentes de motorização e dois pacotes de baterias. A autonomia varia de 550 a 700 km, mas pelo ciclo chinês CLTC, mais otimista que o WLTP.
Potência | Bateria / Autonomia (ciclo CLTC) |
Tempo de recarga - (80%) | Preço | |
Standard Range Elite | 150 kW, RWD | 61 kWh / 550 km | 110 kW / < 30 min | 209.800 yuan |
Standard Range Premium | 150 kW, RWD | 61 kWh / 550 km | 110 kW / < 30 min | 222.800 yuan |
Long Range | 230 kW, RWD | 83 kWh / 700 km | 150 kW / < 30 min | 259.800 yuan |
Performance | 390 kW, AWD | 83 kWh / 650 km | 150 kW / < 30 min | 286.800 yuan |
Conforme os dados do quadro, os preços para o Seal no mercado chinês ficam entre 209.800 e 286.800 yuan, o equivalente a R$ 159.000 e R$ 217.000 em uma conversão direta.
A produção em série do carro elétrico ocorre desde junho na fábrica da BYD em Changzhou (cerca de 100 km de Xangai) com a meta de 15.000 unidades por mês. Sucesso absoluto, o Seal está em pré-venda desde maio e já recebeu mais de 100 mil pedidos, um recorde para a marca.
Além de ser um rival para o Tesla Model 3, o BYD Seal é um modelo muito importante para as pretensões internacionais da marca chinesa. Ele já está confirmado para mercados como Japão, Alemanha, Suécia e Israel, entre outros países.
No Brasil, apesar do registro de patentes, ainda não há nenhuma confirmação de lançamento por aqui, segundo apuramos junto à assessoria da BYD. No entanto, eles afirmam que estão avaliando constantemente as possibilidades para o mercado, então novidades podem surgir em breve, uma vez que a marca chinesa tem adotado uma estratégia agressiva de lançamentos por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Seal 2025 é revelado com novidades técnicas, mais tecnologia e LiDAR
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo BYD Seal 2025 com LiDAR aparece em primeiras imagens oficiais
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste: BYD Seal EV cativa ao volante e entrega mais cobrando menos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD Seal se consolida em 2º lugar nas vendas de sedãs médios no Brasil