A fabricante chinesa de automóveis e baterias BYD apresenta seu novo modelo BYD Seal. O sedã elétrico de 4,80 metros de comprimento compete na China com o Tesla Model 3, que é cerca de dez centímetros mais curto.

Depois do BYD Dolphin, o Seal é o segundo modelo totalmente elétrico baseado na e-Platform 3.0 da BYD. Seal significa foca, Dolphin significa o golfinho, e assim ambos os modelos pertencem a linha "Ocean".

Galeria: BYD Seal

Enquanto o pequeno Dolphin já está disponível a partir de cerca de 100.000 yuan (R$ 76.000), você pagará pelo menos 209.900 yuan (R$ 161.000) pelo Seal na versão de médio alcance após os incentivos.

O modelo será oferecidas em quatro versões, das quais duas variantes diferem apenas na lista de equipamentos:

  Potência Bateria / Autonomia
(ciclo CLTC)
Tempo de recarga - (80%) Preço
Standard Range Elite 150 kW, RWD 61 kWh / 550 km 110 kW / < 30 min 209.800 yuan
Standard Range Premium 150 kW, RWD 61 kWh / 550 km 110 kW / < 30 min 222.800 yuan
Long Range 230 kW, RWD 83 kWh / 700 km 150 kW / < 30 min 259.800 yuan
Performance 390 kW, AWD 83 kWh / 650 km 150 kW / < 30 min 286.800 yuan

O BYD Seal foi criado para competir com o Model 3 na China, com o Tesla sendo cerca de dez centímetros mais curto (4,69 metros). O Tesla é visivelmente mais caro na China do que o lançamento BYD: o modelo base com tração traseira e arrancada de 6,1 segundos custa 279.900 yuan (R$ 215.000), a versão de desempenho com tração integral e arrancada de 3,3 segundos (com controle de largada) está disponível por 367.900 yuan (R$ 282.000). A versão de longo alcance com tração integral e 4,4 segundos de aceleração vendida na Europa não é oferecida na China.

O alcance das versões básicas é comparável: 550 km para o BYD e 556 km para a Tesla; os números referem-se ao menos exigente Ciclo de Teste de Veículos Leves da China (CLTC). De acordo com a WLTP, o modelo base da Tesla é homologado para 491 km.

Além das baterias de lâmina (Blade), o BYD Seal também possui o Sistema de Controle de Adaptação de Torque de Inteligência (iTAC), que pertence à plataforma e 3.0, aparentemente um ESP com sensores de roda particularmente precisos, que também atua com previsão.

No interior, há um quadro de instrumentos de 10,25" e uma tela sensível ao toque de 15,6" no meio do painel. Além disso, há um enorme teto de vidro e um interior revestido em couro.

O BYD Seal está sendo produzido desde junho na fábrica da BYD em Changzhou (cerca de 100 km de Xangai). 15.000 unidades devem ser construídas lá mensalmente. A pré-venda começou no final de maio, e desde então, a BYD já recebeu mais de 100 mil reservas. As entregas começarão em agosto.

Além de ser um rival para o Tesla Model 3, o BYD Seal é um modelo muito importante para as pretensões internacionais da marca chinesa. Ele já está confirmado para mercados como Japão, Alemanha, Suécia e Israel, mas deve chegar a outros mercados em breve.