A marca Dodge, mais conhecida pelos 'muscle cars' como o Charger, apresenta seu primeiro modelo híbrido plug-in, o Dodge Hornet PHEV. Além da versão eletrificada, também é oferecido com um motor a gasolina de 2,0 litros.
O novo modelo Dodge Hornet compartilha a plataforma com o Alfa Romeo Tonale e também adota uma propulsão híbrida plug-in. Ao invés de um grande motor V8, um motor turbo a gasolina de 1,3 litro é empregado aqui para acionar o eixo dianteiro.
Além disso, há um motor elétrico de 90 kW para o eixo traseiro, uma bateria de 15,5 kWh e uma transmissão automática de seis velocidades. O motor a combustão pertence à família GSE (Global Small Engine) e a unidade elétrica é um motor de indução, provavelmente uma máquina assíncrona (ASM).
A potência do sistema é de cerca de 285 cv (210 kW), enquanto o torque máximo é de 52,9 kgfm. Isso é 8 kW a mais do que o Alfa Romeo Tonale PHEV. O carro acelera de 0 a 96 km/h em 6,1 segundos, enquanto o Alfa declara 6,2 segundos para a arrancada até 100 km/h.
Como de costume nos PHEVs, existem diferentes modos de condução: um modo totalmente elétrico, um modo híbrido e um modo e-save que permite manter uma a carga da bateria ou até mesmo aumentá-la.
Há também uma função Powershot que permite obter mais potência (25 cv, ou 18 kW) por 15 segundos. Depois de uma pausa de mais 15 segundos, você pode repetir o processo. Neste modo, o tempo de aceleração é reduzido em um segundo.
A autonomia elétrica declarada é de 48 km de acordo com a norma norte-americana EPA, assim como o Tonale. De acordo com o padrão WLTP, o alcance do Alfa é de cerca de 60 km. Assim como o 'irmão' Alfa Romeo, o carregamento leva 2,5 horas com um carregador de 7,4 kW a bordo.
A frente foi adaptada ao design da marca Dodge. O Hornet também tem duas conchas com saídas de ar no capô. Mas a visão lateral é muito semelhante. Como o Tonale, há arcos de roda pretos, mas no Hornet eles são pretos mate em vez de brilhantes como no Alfa.
Na parte traseira, os dois também são muito semelhantes, tanto quanto se pode ver pelas diferentes perspectivas. No entanto, o Dodge tem um logotipo Dodge iluminado no meio da faixa de luz vermelha contínua. O SUV compacto também tem um emblema Hornet na asa.
As duas variantes também são muito semelhantes no cockpit. O Dodge recebe uma tela de instrumentos de 12,3 polegadas e uma tela central sensível ao toque de 10,25 polegadas com o sistema Uconnect 5 de série.
Assim como o Tonale, o Hornet é produzido em Nápoles. O Hornet R/T PHEV estará nas concessionárias dos Estados Unidos a partir da primavera (outono no hemisfério sul) de 2023. Os preços ainda não foram divulgados.
Fonte: Dodge
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Dodge Charger elétrico terá baterias de estado sólido com alto desempenho
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Dodge Charger Daytona EV é um "muscle car" melhor e mais rápido, diz chefão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo ronco esportivo do elétrico da Dodge é melhor do que esperávamos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Dodge Charger Daytona: o primeiro dos muscle cars elétricos está pronto