BMW segue os passos da Tesla. A montadora com sede em Munique está mirando baterias cilíndricas de última geração e quer acelerar o fornecimento de suprimentos. O mais recente movimento é um acordo com a chinesa EVE Energy, agora convocada para se tornar a principal parceira da fabricante alemã na Europa.
As duas empresas já teriam colocado as assinaturas no contrato. No centro estariam os acumuladores para a nova série de carros elétricos baseados na plataforma Neue Klasse (Nova Classe), que a BMW lançará a partir de 2025. A informação é da agência Reuters, depois de ouvir duas pessoas muito próximas às negociações.
Mas isso não é tudo. A Eve Energy teria, de fato, em mente construir duas plantas de produção dedicadas a baterias cilíndricas: uma na China central e outra na Europa, precisamente em Debrecen, Hungria. Para a fábrica no Velho Continente já houve a assinatura da carta de intenções com o governo local.
A cidade também sediará a fábrica de 100 GWh da CATL – já na lista de fornecedores da BMW para carros programados em 3 anos – e uma fábrica sediada em Munique, que já lançou a pedra fundamental no canteiro de obras. Resumindo, tudo volta, como as peças de um quebra-cabeça que se encaixam perfeitamente.
Quanto aos detalhes, as fontes consultadas pela Reuters especificam que as baterias terão dimensões muito semelhantes às 4680 da Tesla (46 milímetros de diâmetro e 80 mm de comprimento).
Os grandes acumuladores cilíndricos, que são mais potentes que as baterias 2170 (com a mesma forma) e as baterias prismáticas que a BMW usa atualmente, estão, portanto, fazendo o seu caminho. A EVE Energy, no entanto, não comentou os rumores, enquanto a montadora diz que dará mais informações no início de setembro.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028