BMW 'acompanha' a Tesla e firma acordo para acelerar baterias cilíndricas
Montadora alemã teria assinado um acordo de fornecimento com a chinesa EVE Energy para ter células similares às 4680 de Elon Musk
BMW segue os passos da Tesla. A montadora com sede em Munique está mirando baterias cilíndricas de última geração e quer acelerar o fornecimento de suprimentos. O mais recente movimento é um acordo com a chinesa EVE Energy, agora convocada para se tornar a principal parceira da fabricante alemã na Europa.
As duas empresas já teriam colocado as assinaturas no contrato. No centro estariam os acumuladores para a nova série de carros elétricos baseados na plataforma Neue Klasse (Nova Classe), que a BMW lançará a partir de 2025. A informação é da agência Reuters, depois de ouvir duas pessoas muito próximas às negociações.
Fábrica na Hungria
Mas isso não é tudo. A Eve Energy teria, de fato, em mente construir duas plantas de produção dedicadas a baterias cilíndricas: uma na China central e outra na Europa, precisamente em Debrecen, Hungria. Para a fábrica no Velho Continente já houve a assinatura da carta de intenções com o governo local.
A cidade também sediará a fábrica de 100 GWh da CATL – já na lista de fornecedores da BMW para carros programados em 3 anos – e uma fábrica sediada em Munique, que já lançou a pedra fundamental no canteiro de obras. Resumindo, tudo volta, como as peças de um quebra-cabeça que se encaixam perfeitamente.
Quanto aos detalhes, as fontes consultadas pela Reuters especificam que as baterias terão dimensões muito semelhantes às 4680 da Tesla (46 milímetros de diâmetro e 80 mm de comprimento).
Os grandes acumuladores cilíndricos, que são mais potentes que as baterias 2170 (com a mesma forma) e as baterias prismáticas que a BMW usa atualmente, estão, portanto, fazendo o seu caminho. A EVE Energy, no entanto, não comentou os rumores, enquanto a montadora diz que dará mais informações no início de setembro.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M3 elétrico aparece em primeira imagem oficial
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024
BMW M: Todos os carros elétricos da divisão esportiva terão 4 motores
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
BMW anuncia centro de reciclagem de baterias com método sustentável
Tesla dá carga grátis "para sempre" para Cybertrucks encalhadas
BMW revoluciona produção com carros que se movem sozinhos na fábrica