As primeiras baterias de estado sólido estão prestes a se tornar realidade. A startup norte-americana Solid Power anunciou a instalação de sua primeira linha piloto responsável pela produção das "Células Sillicon EV". Em seguida, serão enviados para os clientes da empresa, ou seja, BMW e Ford. As primeiras entregas são esperadas até o final do ano.

A linha piloto da Solid Power foi projetada para produzir células de formato grande. Uma vez operacional, esta linha será capaz de produzir até 300 células por semana, ou cerca de 15.000 células por ano. Essas baterias destinam-se a alimentar carros elétricos para percorrer distâncias mais longas. Eles contêm uma grande quantidade de silício ativo, permitindo assim ter uma alta densidade energética e, assim, garantir uma maior autonomia.

"A instalação desta linha piloto nos permitirá produzir em escala as células capazes de iniciar o processo formal de validação dos carros. Nos próximos trimestres, nos esforçaremos para levar a linha piloto à capacidade operacional total. Estamos ansiosos para entregar as baterias de estado sólido aos nossos parceiros", disse Doug Campbell, CEO da empresa.

2022-ford-e-transit-charging-port-open

De acordo com o estudo do instituto de pesquisa Fraunhofer, com sede em Karlushe, Alemanha, a produção de baterias de estado sólido irá decolar por volta de 2025. De acordo com este estudo, em 2030, a produção de baterias de estado sólido atingirá entre 15 e 40 GWh, enquanto em 2035 poderá chegar a 120 GWh por ano. No mesmo período, a produção de baterias de íons de lítio atingirá patamares inéditos: até 6 TWh em 2030 e até 8 TWh em 2035.

Vale lembrar que as baterias de estado sólido têm uma densidade energética maior do que as baterias de íons de lítio. Poderia ir de 350 Wh/l para 1.150 Wh/l. Elas também apresentam menos risco de incêndio devido ao superaquecimento. Além disso são mais duráveis e sua velocidade de carregamento é maior graças a um melhor gerenciamento de temperatura.