Não é novidade que os preços de quase tudo o que é vendido está ficando mais caro no mundo inteiro. E isso também vale para os carros elétricos, afetados pelo aumento dos custos de matérias-primas e insumos, entre outros problemas, como já citamos aqui algumas vezes.
No entanto, esse fenômeno tende a ser mais duradouro do que se previa inicialmente, impactando nos planos dos futuros carros elétricos acessíveis, como o modelo da Volkswagen, previsto para chegar ao mercado em 2025.
Não só a Volkswagen, mas vários fabricantes estão em busca desse veículo elétrico acessível, cada um com suas peculiaridades de projeto, mas com um objetivo comum: um carro elétrico que custe na faixa de 20.000 euros (R$ 102.000), ou menos.
Mas falando especificamente da montadora alemã, esse cenário afeta o Volkswagen ID.2, o aguardado carro elétrico de entrada que será construído sobre a MEB-Small, uma variação da MEB para modelos compactos.
Falando sobre o assunto, Thomas Schäfer, presidente e CEO da marca Volkswagen, concedeu uma entrevista à Eletrified Magazin. O executivo falou sobre a crise dos semicondutores, o aumento dos custos de energia, entre outros temas, como mobilidade elétrica acessível.
Schäfer afirma que com o rápido aumento de custos "é certamente difícil imaginar" um carro elétrico da Volkswagen que custe menos de 20.000 euros. Ele ainda emendou que graças aos aumentos de preços de materias-primas e energia, "passa rapidamente dos desejáveis 20.000 euros para 25.000 euros".
Ele garantiu que o preço do VW ID.2 ficará abaixo dos 25.000 euros (R$ 127.000), mas deixou o preço final no ar: "Veremos exatamente onde nos encaixamos".
O futuro Volkswagen ID.2 será produzido na Espanha a partir de 2025, juntamente com os modelos equivalentes das marcas Cupra e Skoda, todos montados na plataforma MEB Small.
Prevista para acontecer nos próximos anos por alguns estudos, algo entre 2025 e 2027, a paridade de preços entre o carro elétrico e o carro com motor a combustão pode mesmo ocorrer nesse intervalo.
Isso porque, apesar do aumento de custos dos elétricos, os veículos convencionais também estão ficando mais caros, não só pelo aumento das matérias-primas, mas também por regulamentos e normas de emissões cada vez mais rígidas, que exigem adaptações no projeto que encarecem os modelos a combustão.
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