O CEO da Ford, Jim Farley, junta-se ao coro de executivos de montadoras preocupados com o aumento dos preços das commodities. O alerta, lançado em várias ocasiões por muitos de seus colegas, é que a alta dos metais as baterias de carros elétricos é um problema para se conviver com mais tempo do que o esperado.
"Eu não acho que nós vamos ter alívio do lítio, cobalto e níquel tão cedo", foram as palavras ditas pelo número um da marca do Oval Azul diante de jornalistas durante um evento na fábrica da montadora sediada em Michigan.
Nesse ritmo, a solução deve ser necessariamente elevar os preços dos carros movidos a bateria. A própria Tesla e a Ford já fizeram isso: a tabela de preços da picape F-150 Lightning terá aumentos entre 6.000 e 8.500 dólares (R$ 30.700 a R$ 44.000), dependendo da versão.
As razões agora são conhecidas: a "fome" de eletrificação, acompanhada de uma recuperação pós-Covid mais rápida do que o esperado, encontrou a indústria de mineração parcialmente despreparada, que não tem sido capaz de acompanhar a demanda.
Mas há alternativas. Farley também as reconhece e são os investimentos em baterias feitas com matérias-primas menos "nobres", como o lítio-ferro-fosfato (LFP). Sem níquel e cobalto, de modo a reduzir os custos de produção e, como diz o CEO da Ford, "tornar acessível" a mobilidade de emissão zero.
A marca do Oval Azul já anunciou a compra desses acumuladores revolucionários da fabricante chinesa CATL. A ideia é montá-los no Mustang Mach-E já no próximo ano e na picape elétrica F-150 Lightning a partir de 2024. A outra solução em mente são as baterias de estado sólido.
Mais seguras, com maior capacidade e mais rápidos para recarregar do que o padrão níquel-manganês-cobalto (NCM), eles estão sendo desenvolvidas por várias empresas, incluindo a Solid Power, na qual a Ford investiu em conjunto com a BMW. O objetivo da startup é entregar os primeiros protótipos até o final do ano, embora leve mais alguns anos até vermos essas baterias chegarem ao mercado.
Fonte: Cnbc
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