O primeiro eletroposto com a marca Shell Recharge no país foi inaugurado em São Paulo (SP) no mês passado. A estação de recarga fica na Av. Professor Celestino Bourroul, no bairro do Limão, zona norte da capital paulista, e já está disponível para os donos de veículos elétricos e híbridos plug-in. 

Segundo a Raízen, o eletroposto possui carregadores para veículos elétricos com potências de 50 kW e 150 kW alimentados por fonte de energia renovável certificada. No caso deste último, permite o carregamento total em até 35 minutos, dependendo da capacidade do veículo elétrico. 

Esse ponto de carregamento é o primeiro da rede Shell Recharge, que terá 35 eletropostos espalhados pelo país até março de 2023. 

Shell recharge 2

Os clientes que forem recarregar seus carros elétricos nos eletropostos da Shell podem fazer o pagamento por meio do cadastro de um cartão de crédito no aplicativo Tupinambá, que já disponível nas plataformas Apple Store e Play Store. 

Quanto custa o carregamento?

O valor da recarga é de R$ 1,90 / kWh. O posto foi inaugurado em 13 de junho, mas segundo informado pela assessoria de imprensa da Raízen, a cobrança só será feita a partir do dia 15 de julho. 

Apenas para dar uma noção de custo de carregamento, pegamos alguns modelos de carros elétricos para simular o valor de uma recarga parcial ou total. 

Confira as simulações abaixo:

Modelo Bateria Recarga 20-80% Recarga total Autonomia
Renault Kwid E-Tech 27 kWh R$ 30,78 R$ 51,30 265 km
Renault Zoe 52 kWh R$ 59,28 R$ 98,80 385 km
Volvo XC40 Recharge  75 kWh R$ 85,50 R$ 142,50 420 km
BMW iX xDrive50 105 kWh R$ 119.70 R$ 199,50 630 km

Shell Recharge 

  • Posto Shell Papacidero  
    Av. Prof. Celestino Bourroul, 34 - Limão, São Paulo 

Postos de gasolina x eletropostos

Enquanto dá os primeiros passos em eletrificação no Brasil, a Shell tem um ambicioso plano global para expandir sua rede de eletropostos. Segundo um comunicado recente, a empresa afirmou que instala um ponto de recarga de veículos elétricos a cada 20 minutos e que a ambição é operar 500.000 pontos de carga até 2025 e 2.500.000 até 2030 no mundo inteiro.