O novo Renault Megane E-Tech elétrico acaba de estrear no Brasil. O mais novo carro elétrico da marca francesa foi apresentado ao público brasileiro na manhã desta segunda-feira (5) durante o evento Renault E-Tech Electric Days, realizado em São Paulo (SP).

Com lançamento confirmado no Brasil há alguns meses, o Renault Megane E-Tech é vendido na Europa com duas opções de motorização. No entanto, para o nosso mercado, a Renault optou por oferecer o seu carro elétrico apenas na versão mais potente.

Estamos falando do trem de força com um motor elétrico de 160 kW (220 cv) de potência e 30,6 kgfm de torque e uma bateria de 60 kWh. Segundo os dados oficiais, o Mégane E-Tech nessa configuração pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos com autonomia declarada de até 454 km pelo ciclo WLTP.

Com corrente contínua, a potência máxima de carregamento é de 130 kW e os tempos de recarga com o respectivo ganho em autonomia estão indicados abaixo:

  • até 400 km em 8 horas com wallbox de 7,4 kW
  • até 50 km em 30 minutos em uma estação de carga pública de 22 kW
  • até 200 km em 30 minutos em uma estação de carga rápida de 130 kW
  • até 300 km em 30 minutos em uma estação de carga rápida de 130 kW
Renault Megane E-Tech Electric

O Megane E-Tech conta ainda com um sistema otimizado de frenagem regenerativa, onde a regeneração está sempre ativa quando a alavanca de câmbio está na posição D. São quatro níveis de regeneração: do nível 0 (sem Regeneração) ao nível 3 (máxima regeneração de energia e frenagem do motor otimizada).

A bateria é completamente nova, pesa 395 quilos e utiliza a química NMC (níquel, manganês, cobalto) da LG, que contém mais níquel e menos cobalto para uma maior densidade de energia. Segundo a Renault, ela é também a mais fina do mercado, 40% menos que a bateria do Zoe, por exemplo, o que favorece a aerodinâmica e a eficiência.

Com porte intermediário, o Megane elétrico mede 4,21 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,50 metro de altura, se destacando pelo entre-eixos de 2,70 metros, próximo de veículos maiores. O porta-malas tem capacidade para 440 litros de bagagens.

Renault Megane E-Tech 2021 - Fotos ao vivo

A cabine tem aparência moderna, sistema de iluminação ambiente personalizada (Living Lights - opcional), quadro de instrumentos digital com tela de 12,3" e alta resolução, sistema OpenR Link feito em parceria com o Google com tela de 9" (12" opcional), iluminação ambiente em LED, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e ar-condicionado digital de duas zonas entre outros itens.

A estimativa de preço para o nosso mercado ainda não foi divulgada, mas a versão de topo Iconic equipada com o motor de 220 cv custa entre 44.990 e 47.400 euros na França (R$ 230.000 e R$ 243.000) em uma conversão direta. Na prática, devemos esperar por preços acima dos R$ 300 mil, mas ainda é cedo pra cravar um valor exato.

O novo Megane E-Tech é um modelo importante no portfólio da Renault e por aqui deve ser posicionado próximo a carros elétricos que já estão há um certo tempo no mercado, como os recém-atualizados Nissan Leaf e Chevrolet Bolt, ainda que o Renault tenha concepção mais atual.

A Renault apresentou o Megane E-Tech no país e informou que as vendas do carro elétrico estão previstas para começar somente no último trimestre de 2023.

Com Fábio Trindade, de São Paulo (SP) - Fotos: Fábio Trindade/divulgação