Este artigo é uma cortesia da EVANNEX, que fabrica e vende acessórios Tesla pós-venda. As opiniões expressas não são necessariamente as do InsideEVs, nem fomos pagos pela EVANNEX para publicar esses artigos. Achamos interessante a perspectiva da empresa como fornecedora de acessórios da Tesla e estamos satisfeitos em compartilhar seu conteúdo gratuitamente. Aproveite!
Postado em EVANNEX em 06 de setembro de 2022, por Peter McGuthrie
A Tesla continua a se expandir rapidamente pelo mundo, e apesar de duas novas Gigafábricas terem sido inauguradas no início deste ano, a montadora já está olhando para onde dará o próximo passo. A longo prazo, é difícil prever quantas instalações de produção a Tesla poderia construir, mas o CEO Elon Musk está de olho em um objetivo ambicioso — como de costume.
Na reunião anual de acionistas da Tesla, Elon Musk disse acreditar que a montadora poderia eventualmente manter até 10-12 gigafábricas em funcionamento no mundo todo, como relatado pelo Business Insider. O CEO também mencionou que a Tesla poderia produzir até 20 milhões de carros elétricos por ano até 2030, com cada fábrica produzindo entre um e meio e dois milhões de unidades por ano.
"Em última análise, vamos acabar construindo, não sei, provavelmente pelo menos 10 ou 12 Gigafactories", disse Musk na reunião de acionistas, localizada na Gigafactory Texas. Os locais seriam "realmente gigafactories", de acordo com Musk, que foi recebido com ceticismo sobre seus números ambiciosos.
Apesar do ceticismo, a Tesla já está procurando estabelecer sua próxima Gigafactory e Musk diz que a localização pode ser anunciada este ano. A notícia também vem depois que a Tesla tornou a Giga Texas e a Giga Berlin totalmente operacionais este ano, então a mudança para estabelecer sua próxima fábrica vem rapidamente na sequência dessas unidades.
Na reunião, Musk também pediu aos acionistas que adivinhassem onde estaria a próxima Gigafactory. Embora ainda não esteja claro onde a fábrica será construída, Musk deu uma dica especial àqueles que responderam como sendo o Canadá.
"Estou recebendo muitos Canadás", disse Musk em resposta.
A Tesla também atingiu 3 milhões de carros produzidos pouco antes da reunião de acionistas, anunciou Musk. Ele acrescentou que a Tesla havia produzido apenas 3.000 carros há uma década, acrescentando que a empresa pode chegar a 100 milhões de carros produzidos na próxima década.
Atualmente, a Tesla tem gigafábricas nos EUA em Fremont, Califórnia, Sparks, Nevada, Buffalo, Nova York, Austin, Texas, e outras fora dos EUA na China e Alemanha. Para alcançar 10-12 Gigafactories, a Tesla precisaria construir pelo menos três a cinco novas Gigafactories, além da que Musk diz que a montadora poderia anunciar este ano.
Em comparação com as montadoras tradicionais, Elon Musk diz que a produção da Tesla tem uma "vantagem sustentável de longo prazo" sobre os rivais à medida que a indústria de veículos elétricos começa a emergir. Ainda não se sabe se a Tesla pode atingir a meta de 10-12 gigafábricas, mas se os últimos anos são indícios do futuro da montadora, certamente esse número não está totalmente fora de questão.
Fonte: EVANNEX
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?