Oliver Blume, diretor executivo da Porsche e agora também o novo CEO da Volkswagen depois que Herbet Diess foi forçado a renunciar, anunciou que quer manter a trajetória atual do fabricante na transição para carros elétricos e, sempre que possível, aumentar seu ritmo.

O novo chefão da Volkswagen observou que a montadora precisaria encontrar o ritmo certo para fazer a transição para veículos elétricos para que seja tudo o mais sustentável possível e também não perca muito dinheiro na empresa nesse processo.

Galeria: Volkswagen ID.4 (Viagem SP - RJ)

De acordo com a Reuters, Blume disse durante uma recente reunião para os principais executivos globais da VW em Lisboa que:

Sou fã de e-mobility e mantenho esse caminho... Vamos manter o ritmo atual e, sempre que possível, aumentá-lo.

Uma matéria que publicamos em junho sugeriu que a Volkswagen ultrapassaria a Tesla nas vendas de veículos elétricos nos próximos 18 meses, mas isso parece muito otimista, dado alguns dos números que vimos recentemente. 

Com as vendas esperadas de VEs em 2022 de cerca de 800.000 unidades, depois 1,3 milhão em 2023, a VW definitivamente reduzirá a diferença para a Tesla, que por sua vez prevê um crescimento anual de 50% para o número de veículos entregues em 2022.

vw e-up

Em outras palavras, a Tesla espera vender 1,5 milhão de carros elétricos este ano, quase o dobro da VW, e se mantiver uma taxa de crescimento semelhante até 2023, então no próximo ano deve facilmente conseguir vender mais de 2 milhões de veículos. A montadora de Elon Musk está construindo fábricas em todo o mundo e não planeja parar tão cedo, embora, de acordo com Herbert Diess, construir tantas fábricas novas, de fato, enfraquecerá a Tesla.

A Volkswagen ainda está indo melhor do que a maioria dos fabricantes tradicionais quando se trata de ajustar seu modelo de negócios, a fim de abraçar a mudança para veículos elétricos mais rápido do que os rivais, e a prova disso não é apenas o número de veículos vendidos, mas também o fato de que o fabricante é capaz de obter um lucro vendendo grandes volumes de VEs. Ainda resta a dúvida se cumprirá a meta de seu ex-CEO de superar a Tesla até 2025. Vamos acompanhar.