O início de uma nova era, mas também mais um capítulo na história da indústria e um grande desafio para o futuro do carro elétrico. Estas são palavras cheias de entusiasmo que o Grupo Volkswagen usa para praticamente abrir os portões da fábrica de baterias em Salzgitter e lançar a PowerCo, recém-chegada à família VW.

É uma empresa europeia que irá gerenciar o negócio de baterias para todas as marcas do Grupo, investindo mais de 20 bilhões de euros até 2030 e empregando mais de 20.000 pessoas somente na Europa. Será liderada pelo CEO Frank Blome.

Galeria: Gigafábrica de baterias da Volkswagen

Custos reduzidos pela metade

Desenvolvimento celular, integração vertical e fornecimento de máquinas para fábricas: tudo relacionado aos acumuladores agora será gerenciado pela empresa recém-formada, começando pela unidade de Salzgitter. Aqui, em 2025, nascerá a primeira Gigafactory Volkswagen, em uma terra "tão grande quanto 30 campos de futebol", como disse durante a apresentação.

Com capacidade anual de 40 GWh, a unidade abastecerá cerca de 500.000 veículos elétricos com suas baterias. E que baterias! Após uma amostra no Power Day 2021, o Grupo agora revela suas células prismáticas unificadas, que apresentam uma nova química flexível para ser compatível com 80% dos modelos, permitindo reduzir os custos em 50%.

"O negócio de baterias é um dos pilares da nossa estratégia New Auto, que fará da Volkswagen a líder na mobilidade sustentável baseada em software de amanhã. Dar vida à nossa fábrica é um grande projeto, em termos técnicos e econômicos. Isso mostra que estamos trazendo as melhores tecnologias para a Alemanha", exulta Herbert Diess, CEO do Grupo.

Fábrica padronizadas

Salzgitter, no entanto, não quer ser apenas uma estrutura, pois aspira a algo mais: se tornar um modelo para fábricas no Velho Continente. Além desta unidade na terra natal, a Volkswagen terá cinco, incluindo uma em Valência (Espanha).

Assim, desde os equipamentos até as estruturas internas, passando pelos produtos e processos, tudo será padronizado, para estar pronto, um dia, para se adaptar mais rápido às inovações que virão.

"O que colocamos à prova milhões de vezes com plataformas de veículos como MQB e MEB também estabelecerá as bases para o estabelecimento da produção celular: agiremos com base nos padrões europeus e no upscaling. Dessa forma, vamos combinar velocidade e otimização de custos com os mais altos níveis de qualidade", diz Bome.

E enquanto Scholz ressalta que "a Volkswagen mostra o futuro da mobilidade sustentável hoje", o ministro-presidente da Baixa Saxônia, Stephan Weil, enfatiza sobretudo a importância da geração de novos empregos.