O Grupo Volkswagen pode ter que lidar com um baita problema no que se refere ao cronograma de carros elétricos. Problemas com o desenvolvimento de software podem atrasar os principais futuros lançamentos de modelos das marcas Audi, Porsche e Bentley. 

De acordo com a publicação alemã Automobilwoche, que cita fontes anônimas, o novo carro de vanguarda da Audi — desenvolvido sob o projeto Artemis — não será lançado pelo menos até 2027, três anos além do prazo inicial.

As fontes também disseram que o plano da Bentley de vender apenas carros movidos a bateria até 2030 parece duvidoso, enquanto que o novos Porsche Macan e Audi Q6 e-tron também estão ameaçados. A princípio, ambos devem ser lançados no ano que vem. 

Atraso de softwares

O relatório afirma que a divisão Cariad está muito atrasada no desenvolvimento de novos softwares para os modelos. A subsidiária do Grupo Volkswagen deveria lançar uma geração de software 2.0 com capacidade de condução autônoma nível 4 no início de 2024, mas isso parece improvável no momento.

Por causa dos atrasos, o primeiro carro de produção Artemis, chamado internamente de Landjet, só começará depois do sedã elétrico Trinity da Volkswagen, de acordo com fontes da empresa. Isso seria no final de 2026, no mínimo, e provavelmente em 2027. A VW está atualmente construindo uma nova fábrica em Wolfsburg para produzir o Trinity a partir de 2026.

Projeto Audi Artemis dará à empresa um carro elétrico altamente eficiente

A Audi agora planeja o lançamento de um carro elétrico topo de linha de codinome Landyacht, com uma versão de carroceria mais alta em 2025. Este modelo em particular não contará com a tecnologia de condução autônoma que deveria ajudar a Audi a competir com veículos elétricos da Tesla, BMW e Mercedes-Benz.

Em vez de usar o software 2.0, um novo desenvolvimento da versão intermediária 1.2 também está nos planos. Este último também está muito atrasado, pois deveria ser concluído em 2021.

De acordo com a apuração, os executivos da Porsche e da Audi estão frustrados com os atrasos. A Porsche já iniciou a produção pré-série do Macan elétrico em sua fábrica em Leipzig, enquanto a Audi planeja fazer o mesmo com o Q6 e-tron em Ingolstadt no final do ano. O problema é que o software para esses EVs não está finalizado.

"O hardware é ótimo. Mas o software ainda está devendo."

Porsche fonte para Automobilwoche

No início deste mês, o diretor da Cariad, Dirk Hilgenberg, disse que a empresa iria se agilizar em esforço para acelerar o ritmo do desenvolvimento de software. Em maio, o conselho supervisor do Grupo VW foi informado que era necessário um plano retrabalhado para a divisão de software.