Conhecida por suas baterias de carregamento "mais do que ultrarrápido", a empresa israelense StoreDot começou a enviar algumas amostras de seu mais recente produto para uma série de fabricantes de automóveis e empresas do segmento, para demonstrar na prática o nível que elas atingiram.
A bateria em questão, chamada XFC (Exterme Fast Charging), está em estudo desde 2012 e agora é capaz de ganhar o equivalente a 160 km de autonomia em apenas 5 minutos de carregamento. Especificamente, é indicado pela abreviação 100x5, que significa 100 milhas (160 km de fato) em 5 minutos.
As baterias de amostra enviadas foram produzidas com foco natural em seu uso em um veículo elétrico. Eles foram feitos usando células de pacote 30 Ah com um ânodo de silício predominante, de uma forma que permite aos parceiros avaliar o desempenho em grande profundidade.
Entre as empresas que receberam a bateria storeDot estão Mercedes/Daimler, BP, VinFast, Volvo, Polestar, Ola Electric, Samsung, TDK e também EVE Energy, que tem um acordo com a empresa israelense para a produção de acumuladores. São nomes que financiaram o trabalho da StoreDot e que gostariam de estar entre os primeiros a explorar as tecnologias desenvolvidas.
Amir Tirosh, diretor da StoreDot, comentou sobre a operação: "Estou muito satisfeito que os testes intensivos estejam começando com empresas parceiras e estou confiante de que nossas baterias XFC atenderão aos requisitos relativos à densidade energética, que é superior a 300 Wh/kg, e velocidade de carregamento".
"Atualmente, nossos estudos mostram que as baterias têm a capacidade de manter um desempenho satisfatório mesmo após mais de 900 ciclos de carregamento extremamente rápidos, nos quais você vai de 10% a 80% em apenas 10 minutos", acrescentou Tirosh.
Após esta nova fase de testes envolvendo outras empresas, a StoreDot, juntamente com a EVE Energy, se concentrará em métodos de produção que possam garantir grandes volumes. O objetivo é estar pronto para comercializar as baterias "100x5" em 2024.
A empresa israelense, por sua vez, já está projetando baterias com desempenho ainda mais incrível: em 2026 pode chegar a células 100x3 e, em 2028, células 100x2. A primeira edição, como explicado no início do artigo, sempre refere-se às milhas conquistadas em termos de distâncias, a segunda aos minutos necessários para a recarga. E você não precisa ser um matemático para entender que estes são objetivos incrivelmente ambiciosos.
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