Este é o novo Jeep Avenger elétrico. A Jeep revelou hoje o seu primeiro SUV compacto (posicionado abaixo do Renegade) e que também será o primeiro veículo 100% elétrico da marca. Com pouco mais de 4 metros de comprimento, ele será vendido nos principais mercados globais, mas ainda aguarda confirmação no Brasil.
O Jeep Avenger será oficialmente revelado em 17 de Outubro - no Salão do Automóvel de Paris - e também estará disponível para encomendas a partir dessa data. O inédito SUV elétrico compacto chegará aos concessionários europeus no início do próximo ano.
Com base na plataforma e-CMP (a plataforma derivada da PSA utilizada para os carros elétricos Peugeot e-2008, DS e Crossback E-Tense e Opel Mokka-e compactos), o Jeep Avenger também deve receber o mesmo conjunto elétrico, constituído por um motor de 136 cv de potência montado no eixo dianteiro e alimentado por uma bateria de 50 kWh. Mas pode ser mais: foi anunciado um alcance máximo de 400 km durante a apresentação, o que sugere que pode haver algo de novo na disposição do trem de força elétrico.
O conjunto de propulsão elétrica será o único disponível na estreia, enquanto nos meses seguintes o Jeep Avenger também será comercializado com motores a combustão, muito provavelmente a gasolina e (talvez) os diesels dos seus "primos" ex-PSA, tais como os 1.2 PureTech e 1.5 BlueHDi.
Produzido em Tychy, na fábrica polaca de Stellantis, o Jeep Avenger será construído sobre as linhas a partir das quais também surgirão futuros modelos equivalentes das marcas Fiat e Alfa Romeo.
Durante a apresentação do Jeep Avenger não foram divulgadas as fotos oficiais do interior, então teremos que esperar até que o SUV elétrico apareça ao vivo no Salão de Paris para matar a curiosidade. No entanto, há algumas semanas, graças a fotos de flagras, foi possível ver parte do painel e a tela multimídia, além de alguns botões físicos. Ao seu lado deve estar a instrumentação digital.
Uma disposição muito diferente do que vimos nos seus irmãos maiores, com uma disposição horizontal dos elementos e que poderia também sem empregada nas novas gerações de modelos Jeep.
O último detalhe que chama a atenção é a presença da caixa de velocidades manual, "traindo" a natureza térmica da mula flagrada durante os testes e confirmando a presença de dois tipos de transmissão (manual e automática).
Se o Jeep Avenger será o primeiro carro elétrico da marca no Velho Continente, a estreia com emissão zero nos Estados Unidos será confiada não a um, mas a dois modelos inéditos: o Jeep Recon e o Jeep Wagoneer S. Ambos chegarão ao mercado norte-americano em 2023 e 2024 respectivamente, mas também à Europa numa data posterior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Jeep estuda híbridos tradicionais como alternativa aos plug-ins e elétricos
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Jeep Wagoneer S de 600 cv enfrenta Tesla Model Y em desafio de aceleração
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Novo Jeep Wagoneer S 2024 elétrico é revelado em primeiras fotos oficiais