Rumo a um futuro eletrificado, a Nissan acaba de anunciar que iniciou o procedimento para a compra de ações da Vehicle Energy Japan, empresa que produz baterias de íons de lítio para carros elétricos.
A montadora japonesa se tornará efetivamente dona de uma participação acionária substancial assim que os trâmites apropriados tiverem sido concluídos e as autorizações necessárias tiverem sido obtidas para concluir a transação.
A Nissan diz que comprará todas as ações ordinárias da Vehicle Energy Japan atualmente de propriedade da INCJ, a Innovation Network Corporation do Japão, uma empresa pública e privada fundada pelo governo japonês e 19 grandes empresas do país asiático.
Além disso, também subscreverá todas as ações ordinárias emitidas pela própria Vehicle Energy Japan. Quando isso acontecer, a empresa se tornará, de fato, uma subsidiária da montadora, que se estabelecerá como acionista majoritário.
Entre as outras empresas que investiram na Vehicle Energy Japan e que manterão uma participação corporativa estão também a Maxell e a Hitachi, que está presente com sua divisão Astemo, dedicada justamente às tecnologias relacionadas à mobilidade sustentável.
A Nissan decidiu iniciar esta aquisição para tomar posse do sistema integrado de produção de células, módulos e baterias inteiras para carros elétricos e híbridos que a Vehicle Energy Japan desenvolveu nos últimos anos e que é caracterizada pela adoção de tecnologias particularmente avançadas.
A empresa, fundada em Tóquio em 2004, também é especializada no projeto e implementação de sistemas eletrônicos de gerenciamento de baterias. Seguindo a nova estrutura societária e com a entrada da Nissan como acionista principal, fornecerá à empresa japonesa seus produtos (ao mesmo tempo em que atenderá outros clientes) e colaborará no desenvolvimento de baterias de nova geração, contribuindo de forma decisiva para a implementação do plano Nissan Ambition 2030 apresentado no final de 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Nissan e Honda: anúncio oficial de parceria para carros elétricos e baterias