Microcarro elétrico estreia com visual retrô e inspirado no Romi-Isetta
Construído na mesma base que o Microlino, o Evetta é produzido pela alemã Artega e possui três variações
O Romi-Isetta está de volta, mas agora como um carro elétrico desenvolvido pelas mãos da empresa alemã ElectricBrands, que recuperou as formas do microcarro clássico. Conhecido pele nome Karo, o modelo foi batizado de Evetta e está disponível em três variantes: “Evetta Prima” (o modelo mais semelhante ao original), “Evetta Openair” (conversível) e o “Evetta Cargo” (comercial).
O microcarro elétrico Evetta é fabricado pela Artega, que foi autorizada a produzi-lo após uma longa disputa judicial. As relações entre Micro Mobility Solutions, que lançou recentemente o Microlino, um modelo muito semelhante em proposta, e o Artega, foram bastante tempestuosas e até ao fim o destino da Evetta parecia incerto.
Galeria: ElectricBrands Evetta
Agora a situação - que tinha chegado aos tribunais - foi resolvida e dado sinal verde à Artega para iniciar a produção, na condição de que introduzam uma série de mudanças estéticas para permitir ao público distinguir adequadamente os dois modelos: o Evetta e o Microlino.
As diferenças referem-se principalmente à parte dianteira, com o Evetta (comercializado sob a marca Electric Brands) apresentando um esquema de cores distinto de dois tons com uma parte central branca do nariz, os frisos arqueados na lateral e as lanternas, que são feitas de elementos circulares em vez de uma barra de luz horizontal, tudo para se diferenciar do Microlino.
Evetta Openair
O “Evetta Openair” é uma versão cabriolet do microcarro onde a capota pode ser completamente removida. O microcarro elétrico conversível pode ser aberto e ligado por meio de um App, aposentando a chave convencional.
O acesso é feito como no modelo original – pela porta da frente. Além disso, o microcarro elétrico conversível está equipado com uma bateria maior de 18 kWh de série, o que significa maior autonomia. Dependendo do modo de condução, 30 por cento mais capacidade pode ser alcançada em comparação com a bateria padrão.
Com uma autonomia de 200 km e uma velocidade máxima de 90 km/h, o veículo é ideal para as cidades. O modelo “Evetta Openair First Edition” é limitado a 999 unidades e as pré-reservas podem ser feitas online ou através de um dos 800 revendedores na Europa. O início das entregas está previsto para meados de 2023.
Segundo a empresa, o Evetta se destaca também pela eficiência, sustentabilidade em termos de reposição de peças e manutenção simples:
“Estamos muito orgulhosos do nossa Evetta. É tudo-em-um: tem boa aparência, economiza espaço na cidade, é eficiente e sustentável. Não só funciona com baterias, mas foi concebido para que as peças individuais possam ser substituídas facilmente e sem complicações. Desta forma, queremos simplificar o processo de reparação. Prevemos que o Evetta seja conduzido não apenas de forma sustentável, mas também para criar um veículo sustentável em termos de peças de reposição e reciclabilidade. Estamos convencidos de que este conceito torna o Evetta único”, diz Martin Henne.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD: Novo SUV elétrico compacto é revelado em primeiras imagens
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança