Volvo EX90 é o nome do sucessor totalmente elétrico do XC90. A Volvo adiantou a informação durante um vídeo de apresentação sobre as novas tecnologias de segurança da montadora sueca.
Diferentemente do que foi especulado, o nome do SUV elétrico inédito não será 'Embla' e sim EX90. Estamos falando de um SUV grande que ocupará o lugar do atual XC90 e tem como destaque o fato de ser totalmente elétrico - ele não estará disponível em versões com motores a combustão, dentro da ousada estratégia de transição energética da marca.
A apresentação fala do "início de uma nova era de segurança" para a Volvo, onde a montadora sueca divulgou um resumo dos próximos recursos de segurança para o EX90, confirmando que o lançamento do SUV elétrico acontecerá em novembro.
Entre os recursos de segurança de vanguarda, destaque para o LiDAR de última geração, inteligência artificial e condução autônoma, itens que serão lançados inicialmente no EX90, antes de chegar aos próximos veículos da marca.
"Acreditamos que o EX90 é o carro volvo mais seguro que já pegou a estrada", disse Joachim de Verdier, chefe de automação segura de veículos da Volvo Cars.
Antecipado por meio das imagens de patente postadas recentemente, o novo SUV grande da marca sueca mistura elementos do Volvo Concept Recharge, apresentado no ano passado, juntamente com algumas linhas familiares do modelo atual a combustão.
Em relação ao conceito, os elementos mais evidentes são o design estreito dos faróis, linha de ombros afiada e design inferior do para-choque dianteiro. No entanto, nestas imagens o teto inclinado do Concept Recharge ficou mais alto e retilíneo na parte traseira para garantir mais espaço para os ocupantes que vão atrás.
O lançamento deste futuro SUV elétrico está em linha com o novo plano estratégico da Volvo, que tem como norte a eletrificação. Dessa forma, podemos esperar entre o final de 2022 e o começo do ano que vem a chegada deste novo XC90 (ou EXC90) e mais adiante um mini SUV elétrico urbano que ficará abaixo do XC40/C40 Recharge.
Mas até 2024 virá outra grande novidade: a próxima geração do Volvo XC60, que deverá ser exclusivamente elétrico, abandonando de vez as versões com motores a combustão. Caso isso se confirme, será um passo ousado da marca sueca, visto que se trata do seu modelo mais vendido no mundo.
A Volvo Cars anunciou recentemente a construção de uma terceira fábrica de automóveis na Europa. Localizada na Eslováquia, a unidade será exclusiva para a produção de carros elétricos e visa atender à crescente demanda pelos veículos eletrificados e zero emissões.
Segundo a Volvo, esta nova fábrica de última geração será neutra em termos climáticos e irá produzir somente veículos 100% elétricos, apoiando a ambição da montadora sueca em se tornar totalmente elétrica até 2030 e neutra para o clima até 2040.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Carros "na tomada" já são 5% das vendas no Brasil e estão mudando o mercado
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil