A Volvo revelou o XC90 de segunda geração há mais de oito anos e é seguro dizer que o SUV de luxo de médio porte da montadora sueca envelheceu muito bem.

Ele ainda parece relativamente atual, apesar de estar há no mercado em um período onde praticamente todos os seus rivais já se atualizaram para uma nova geração. Um sucessor é inevitável e na semana passada demos uma boa (ainda que indireta) olhada no que vem por aí através de imagens de patente que foram transformadas em projeções não oficiais.

Renderização Volvo XC90 de última geração com base em imagens de patentes

Ainda parecendo bastante familiar, este novo XC90 parece ser um modelo totalmente elétrico a julgar pela grade frontal fechada. O estilo externo não será uma ruptura significativa e deve carregar alguns elementos de design Polestar. As maçanetas das portas embutidas e uma nova visão das tradicionais lanternas verticais da Volvo estão presentes no novo modelo.

A Volvo disse que o veículo de próxima geração terá um nome real em vez de uma designação alfanumérica. Já a marca proprietária Geely disse que a primeira designação será uma vogal, com algumas apurações afirmando que o XC90 será renomeado Embla. No entanto, um recente registro de marca mostra que os suecos registraram o nome EXC90.

Galeria: Volvo EXC90 - imagens de patentes

Talvez o apelido recém-registrado seja usado para o modelo atual, pois a Volvo planeja continuar a produção deste. Ele está até recebendo um facelift, que pode vir junto com um derivado puramente elétrico que seria chamado EXC90. No entanto, nada é oficial neste momento e tudo é especulação de nossa parte em uma tentativa de decifrar o mistério.

Enquanto isso, novas imagens de patente mostram uma boa parte do interior, embora esteja faltando algumas partes. Mesmo assim, podemos facilmente dizer que o SUV terá uma 'tela multimídia' vertical, raios do volante que sugerem botões de toque capacitivo, enquanto o console central "flutuante" oferecerá amplo armazenamento sob o apoio de braço.

Vale destacar que o XC90 / Embla de próxima geração será apenas um SUV principal temporário, pois a Volvo está preparando um XC100 (terá um nome diferente) que deve ser baseado no Concept Recharge. Também será elétrico como parte das ambições da empresa de abandonar completamente os motores a combustão até o final desta década. A Volvo foi uma das primeiras montadoras a anunciar planos para gradualmente aposentar motores a combustão e se tornar 100% elétrica.