A Volvo segue no desenvolvimento de uma nova linha de veículos, prioritariamente elétricos, e entre eles estará o sucessor do atual Volvo XC90. Com visual desconhecido até o momento, o próximo SUV elétrico da marca sueca se antecipa à estreia com a divulgação de supostas imagens de registro de patentes. 

Com estreia prevista para o fim deste ano, o próximo XC90 poderá ser batizado com outro nome: Volvo Embla XC90 2023, o que ainda não é oficial. Antecipado por meio das imagens de patente postadas no Instagram pelo Kurdistan Automotive Blog, o novo SUV grande da marca sueca mistura elementos do Volvo Concept Recharge, apresentado no ano passado, juntamente com algumas linhas familiares do modelo atual a combustão. 

Em relação ao conceito, os elementos mais evidentes são o design estreito dos faróis, linha de ombros afiada e design inferior do para-choque dianteiro. No entanto, nestas imagens o teto inclinado do Concept Recharge ficou mais alto e retilíneo na parte traseira para garantir mais espaço para os ocupantes que vão atrás. 

O lançamento deste futuro SUV elétrico está em linha com o novo plano estratégico da Volvo, que tem como norte a eletrificação. Dessa forma, podemos esperar entre o final de 2022 e o começo do ano que vem a chegada deste novo XC90 (ou EXC90) e mais adiante um mini SUV elétrico urbano que ficará abaixo do XC40/C40 Recharge. 

Volvo Concept Recharge
Volvo Concept Recharge

Mas até 2024 virá outra grande novidade: a próxima geração do Volvo XC60, que deverá ser exclusivamente elétrico, abandonando de vez as versões com motores a combustão. Caso isso se confirme, será um passo ousado da marca sueca, visto que se trata do seu modelo mais vendido no mundo. 

No entanto, essas imagens vazadas não são oficiais e podem indicar o desenvolvimento de uma reestilização ampla do modelo atual, embora isso seja improvável. Em fevereiro de 2022, Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, afirmou que o XC90 permaneceria em produção e seria vendido ao lado de um veículo elétrico de próxima geração.

A falta de detalhes pode ser simplesmente devido à natureza básica das supostas imagens de registro, mas as coisas são mais convincentes na parte traseira. O novo design da lanterna é bastante semelhante ao do conceito Recharge, um veículo que "representa um manifesto para o futuro totalmente elétrico da Volvo Cars" segundo a montadora. Também não há indicação de saídas de escapamento.

O veículo elétrico será construído na fábrica da Volvo em Charleston, Carolina do Sul, ao lado do atual sedã S60, e do Polestar 3, um gêmeo da Embla da marca Polestar, uma spin-off elétrica da Volvo.