A Volvo já faz a pré-venda do XC40 P6, a versão do SUV compacto premium elétrico com motor apenas dianteiro e que ficará abaixo da P8 no catálogo da marca. Os números do Inmetro já nos mostram o consumo urbano e rodoviário do SUV e o comparamos com o P8, também registrado, além das versões.

O Volvo XC40 P6 será mostrado com a linha 2023 do SUV, que trará ao Brasil a reestilização que o alinha com o mesmo estilo dianteiro do C40, o SUV cupê. Os faróis mais finos e a leve mudança no para-choque dianteiro renovam o visual do XC40, mas a grande novidade no Brasil é a chegada do P6, que tem o motor de 231 cv e 33,6 kgfm no eixo dianteiro, enquanto o P8 tem dois motores, um em cada eixo, com 408 cv e 67,3 kgfm totais. 

Volvo XC40 Recharge 2022

O Inmetro divulga os números de consumo, mesmo dos elétricos, em km/litro, além do consumo energético em MJ/km. O XC40 P6 está registrado com 27,9 km/litro, na cidade e na estrada, e 0,73 MJ/km. O P8 está marcado com 29,3 km/litro na cidade e 25 km/litro na estrada e 0,74 MJ/km. As baterias também são diferentes entre as versões, com 78 kWh no P8 e 69 kWh no P6.

A Volvo divulga autonomia do P6 de 424 km, contra os 418 km do P8, mas isso levando em consideração os ciclos WLTP e EPA, normais da Europa e Estados Unidos, respectivamente. Como o Inmetro divulga os números em km/litro, não temos como saber exatamente a diferença entre eles por aqui, mas o P6 deve levar alguma vantagem principalmente no uso rodoviário.

Outra novidade que o Inmetro mostrou, o XC40 P6 está registrado nas versões Ultimate, Plus, Core e Recharge - assim como o P8, o que indica que a Volvo deve aumentar a quantidade de versões disponíveis do seu SUV elétrico. Vale lembrar que o XC40 foi o veículo elétrico mais vendido no Brasil no primeiro semestre de 2022.

Na pré-venda, o XC40 P6 está sendo vendido por R$ 309.950, enquanto o P8 é vendido por R$ 399.950 antes da reestilização. O lançamento, que acontece no segundo semestre, nos dará mais informações sobre versões e equipamentos finais do XC40 elétrico.