Volvo ES90 elétrico representa volta dos sedãs da marca ao Brasil
Sedã elétrico será lançado nas próximas semanas e representa o retorno da Volvo ao segmento
A Volvo reafirmou que o ES90 será lançado no Brasil nas próximas semanas. O sedã elétrico será o primeiro modelo do tipo da marca sueca no país desde que a operação brasileira passou a concentrar sua gama em SUVs, em uma mudança de estratégia anunciada nos últimos anos.
A chegada do ES90, portanto, representa não apenas a estreia de um novo modelo elétrico, mas também o retorno da Volvo ao segmento de sedãs no mercado brasileiro. Segundo Felipe Yagi, Head de Marketing, Comunicação e Consumer Experience da Volvo Cars para Brasil e América Latina, havia demanda de clientes pela volta de um modelo desse tipo.
“Tomamos a decisão de focar apenas em SUVs nos últimos anos, mas sempre tivemos uma demanda de clientes que queriam a volta dos nossos sedãs”, afirmou Yagi no anúncio da chegada do ES90.
A Volvo havia antecipado a chegada do modelo ao Brasil para o segundo semestre de 2026. Em janeiro, a fabricante informou que o ES90 estaria disponível a partir de agosto nas 52 concessionárias da marca no país.
Volvo volta aos sedãs com um modelo elétrico
O ES90 ocupa uma posição diferente dos antigos sedãs da Volvo. Enquanto o S90 representava a opção convencional de três volumes da marca, o novo modelo foi desenvolvido desde o início como um veículo elétrico.
Apresentado mundialmente em março de 2025, o ES90 utiliza sistema elétrico de 800 volts e bateria de 106 kWh. Na configuração de maior autonomia, o sedã pode alcançar até 700 km pelo ciclo WLTP. A Volvo também afirma que o modelo pode recuperar até 300 km de autonomia em 10 minutos em um carregador de 350 kW.
O modelo também faz parte da nova geração de veículos da Volvo baseada em uma arquitetura computacional mais avançada, seguindo a mesma estratégia tecnológica apresentada no EX90.
Com isso, o ES90 será posicionado como um dos modelos mais sofisticados da gama elétrica da Volvo. A marca ainda não divulgou oficialmente o preço e as versões que serão oferecidas no Brasil.
Linha 90 ganha novo representante
A Volvo também aproveitou o anúncio para recuperar a história da chamada Linha 90, iniciada no Brasil pelo XC90. O SUV chegou ao mercado brasileiro em 2003 e posteriormente ganhou a companhia do S90, lançado no país em 2018.
Mais recentemente, o EX90 passou a representar a transição da família para uma nova geração de veículos elétricos e definidos por software. Agora, o ES90 leva essa transformação ao segmento de sedãs.
A estratégia, porém, é diferente daquela adotada pela Volvo nos últimos anos. A fabricante havia concentrado sua operação brasileira nos SUVs, que hoje incluem modelos como XC60, XC90, EX30, EX40, EC40 e EX90.
A decisão de trazer novamente um sedã ocorre justamente durante a transição da marca para uma linha predominantemente elétrica. Em 2025, os modelos totalmente elétricos representaram 53,1% das vendas da Volvo Car Brasil, que encerrou o ano com 9.721 veículos emplacados.
O ES90 será, portanto, o primeiro sedã 100% elétrico da Volvo no Brasil e chega em um momento em que a marca amplia novamente sua gama, antes da chegada do novo EX60, prevista para o fim de 2026.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Avatr 07L tem 968 cv e formato SUV que faria sentido no Brasil
Petrolífera chinesa troca bombas de gasolina por carregadores BYD
Volkswagen revela 1º elétrico com plataforma desenvolvida com a Xpeng
DFM Box, rival de Dolphin Mini e EX2, cai a R$ 40,9 mil
Volkswagen revela novo Jetta M6 elétrico para enfrentar BYD e Xpeng
Ford estaria preparando inédito SUV híbrido acessível por R$ 129 mil
Audi A2 e-tron: elétrico mais barato da marca voltará com 649 km de alcance