Sucessor do XC90 irá dirigir sozinho sem interferência humana
O modelo será lançado primeiro na Califórnia, antes de chegar a outros mercados
A Volvo quer introduzir a condução autônoma sem intervenção com sua próxima geração de veículos elétricos e o primeiro deles é um SUV, o sucessor elétrico do XC90. O programa se chamará Ride Pilot e a Volvo diz que ele estará disponível primeiro para compradores na Califórnia como um serviço de assinatura, e se tudo ocorrer conforme o planejado, será disponibilizado em outros lugares.
No entanto, o sistema ainda não está pronto e segue em testes na Suécia, aguardando a aprovação da marca sueca. Ajudando a Volvo com a coleta de dados para o programa piloto de passeio não supervisionado está a Zenseact, cujo CEO, Ödgärd Anderson, ressalta que:
A entrega de um novo padrão de segurança para o segmento requer um nível de testes e verificação rigorosos que se expandirão globalmente. O software Zenseact AD desempenha um papel fundamental neste novo padrão e na jornada para zero colisões.
O conjunto que permitirá ao futuro SUV elétrico saber onde está e o que o cerca em tempo real é composto de um sensor LiDAR, cinco sensores de radar, oito câmeras e dezesseis sensores ultra-sônicos. A Volvo diz que também irá melhorar constantemente o sistema com atualizações remotas.
Mats Moberg, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars, diz
Estamos orgulhosos de anunciar o lançamento planejado nos EUA do nosso primeiro recurso de condução autônoma verdadeiramente não supervisionado, à medida que buscamos estabelecer um novo padrão da indústria para a autonomia sem comprometer a segurança.
Ter o novo software AD da Zenseact e o padrão LiDAR da Luminar em nosso novo SUV totalmente elétrico é um divisor de águas para a Volvo Cars, bem como para segurança automotiva e condução autônoma.
A Volvo evitou dizer quando o Ride Pilot não supervisionado será lançado, mas acredita-se que seu novo SUV elétrico chegue ao mercado no próximo ano, como um veículo modelo 2024. O conceito Volvo Recharge 2021 prevê o modelo de produção e não se espera que mude muito, pelo menos por fora.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil