A Volvo quer introduzir a condução autônoma sem intervenção com sua próxima geração de veículos elétricos e o primeiro deles é um SUV, o sucessor elétrico do XC90. O programa se chamará Ride Pilot e a Volvo diz que ele estará disponível primeiro para compradores na Califórnia como um serviço de assinatura, e se tudo ocorrer conforme o planejado, será disponibilizado em outros lugares.

No entanto, o sistema ainda não está pronto e segue em testes na Suécia, aguardando a aprovação da marca sueca. Ajudando a Volvo com a coleta de dados para o programa piloto de passeio não supervisionado está a Zenseact, cujo CEO, Ödgärd Anderson, ressalta que:

A entrega de um novo padrão de segurança para o segmento requer um nível de testes e verificação rigorosos que se expandirão globalmente. O software Zenseact AD desempenha um papel fundamental neste novo padrão e na jornada para zero colisões.

Volvo Concept Recharge exterior lado direito traseiro
Vista frontal externa Volvo Concept Recharge
Bancos interiores Volvo Concept Recharge

O conjunto que permitirá ao futuro SUV elétrico saber onde está e o que o cerca em tempo real é composto de um sensor LiDAR, cinco sensores de radar, oito câmeras e dezesseis sensores ultra-sônicos. A Volvo diz que também irá melhorar constantemente o sistema com atualizações remotas. 

Mats Moberg, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars, diz

Estamos orgulhosos de anunciar o lançamento planejado nos EUA do nosso primeiro recurso de condução autônoma verdadeiramente não supervisionado, à medida que buscamos estabelecer um novo padrão da indústria para a autonomia sem comprometer a segurança.

Ter o novo software AD da Zenseact e o padrão LiDAR da Luminar em nosso novo SUV totalmente elétrico é um divisor de águas para a Volvo Cars, bem como para segurança automotiva e condução autônoma.

A Volvo evitou dizer quando o Ride Pilot não supervisionado será lançado, mas acredita-se que seu novo SUV elétrico chegue ao mercado no próximo ano, como um veículo modelo 2024. O conceito Volvo Recharge 2021 prevê o modelo de produção e não se espera que mude muito, pelo menos por fora.