O Volvo C40 é o primeiro carro exclusivamente elétrico no portfólio da Volvo, e enquanto se prepara para chegar ao Brasil, começa a ser vendido nos principais mercados da Europa, onde está sendo oferecido em duas versões e agora passa a contar com uma terceira variante, de menor potência e lista enxuta de equipamentos, porém, com preço mais acessível. 

Medindo 4,43 metros de comprimento, o Volvo C40 Recharge é a variante SUV cupê do XC40 e não possui versões a gasolina ou mesmo híbridas, diferentemente do seu irmão, o XC40 Recharge. No entanto, no caso específico do Brasil, este último passou a ser vendido unicamente na versão 100% elétrica em um anúncio feito pela marca sueca há poucos dias.

Já dirigimos: Volvo C40 Recharge (2021)
Já dirigimos: Volvo C40 Recharge (2021)
Bancos dianteiros interiores Volvo C40 Recharge 2022

Há poucos dias, a Volvo confirmou o lançamento do C40 na Espanha com uma inédita versão de entrada, que se tornará uma alternativa com preço mais em conta, ainda que tenha perdido alguns equipamentos. 

Até o momento, o C40 Recharge estava sendo comercializado na Europa nas versões Plus e Ultimate, com tração dianteira ou integral e potência entre 170 kW (231 cv) e 300 kW (408 cv) e uma bateria com capacidade útil de 75 kWh e autonomia entre 432 e 438 km WLTP. Sendo que o mais barato entre os dois parte de 54.817 euros (R$ 349.400).

Volvo C40 Recharge

A novidade fica por conta da versão Core, disponível apenas com tração dianteira e 231 cv de potência, alimentada pela bateria de 75 kWh que garante autonomia de 433 km pelo ciclo WLTP, e o mais importante, com preço de acesso que cai para 43.358 euros (R$ 276.000).

Em comparação com os modelos mais equipados, este novo C40 de entrada perde itens como bancos com aquecimento, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão traseira, sistema de purificação de ar, acesso sem chave e abertura elétrica do porta-malas, entre outros itens.

Nessa faixa de preço ele fica mais em conta que rivais como o Audi Q4 e-tron, que possui 519 km de autonomia e custa a partir de 49.740 euros (R$ 316.700) ou o VW ID.4, que pode rodar 520 km, sempre pelo ciclo WLTP e custa a partir de 46.040 euros (R$ 293.100). 

Confirmado de forma oficial para o Brasil, o Volvo C40 irá desembarcar por aqui no primeiro semestre de 2022. Ainda não sabemos se a Volvo irá manter a mesma estratégia do XC40 Recharge e só trazer ao país a versão mais potente e equipada com 408 cv de potência, 400 km de autonomia e que custa R$ 389.950, ou então abrir o leque e trazer variantes mais acessíveis para ganhar participação no segmento. A conferir. 

Fonte: ForoCochesElectricos