Mesmo que muitos aficionados por carros elétricos ainda não tenham embarcado na ideia de colocar uma caixa de câmbio em um carro elétrico, parece que os fabricantes ainda estão fazendo isso. Neste momento, apenas o Porsche Taycan e o Audi e-Tron GT têm uma caixa de câmbio e são dois veículos elétricos muito amados, mas o mesmo não pode ser dito desta solução. 

Por conta disso, achamos bastante interessante que outras montadoras também estejam trabalhando em soluções semelhantes, apesar de sua impopularidade. O Green Car Reports tem informações da Polestar de que a fabricante desenvolverá internamente um poderoso motor elétrico, bem como uma caixa de câmbio de duas velocidades que não soa muito diferente do modelo usado por Porsche e Audi.

Polestar-Precept-Concept-rear-side-view
Polestar-Precept-Concept-rear-view-2
Polestar-Precept-Concept-side-doors-open

O motor supostamente adota o codinome P10 e está sendo desenvolvido na Suécia. É cerca de 50% mais potente que o motor de um Porsche Taycan, com uma potência de 636 cavalos (475 kW). Também nos parece que o motor e a transmissão de duas velocidades será uma única unidade, por isso, ao equipar veículos de tração integral, cada eixo poderia ter sua própria propulsão com troca de marchas.

Este novo combo de motor e caixa de câmbio será exclusivo da Polestar, não compartilhado com a Volvo, Geely ou qualquer outro fabricante ligado à marca. Ele também não será compartilhado com a Lotus, embora a montadora de carros esportivos (sob o guarda-chuva da Geely desde 2017) tenha sua própria ofensiva de veículos elétricos programada para começar a se desenrolar nos próximos anos.

Não sabemos qual novo modelo Polestar terá este motor, mas a fonte também cita Gregor Hembrough, chefe da Polestar Americas, que disse:

Não há razão para que o Polestar 2 e o Polestar 3 sejam falados na mesma frase.

A Polestar quer ser uma concorrente da Porsche, em design, desempenho e inovação. Em outras palavras, isso nos parece que eles estão criando este novo motor poderoso que tem uma caixa de câmbio de duas velocidades integrada, assim como um Porsche, a fim de poder encarar um Porsche Taycan diretamente. E provavelmente eles estão trabalhando no que vai se tornar o Polestar 5, a versão de produção do conceito Precept.

Com uma potência, que em tese pode ser de 1.272 cv extraídos desses novos motores elétricos P10 da Polestar, o sedã elétrico equipado com eles estaria entre os mais rápidos do mundo, ao lado do Tesla Model S Plaid ou Lucid Air Dream Edition e outros veículos que podem acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos.

O novo motor provavelmente será usado pela primeira vez em veículos construídos sobre a nova arquitetura elétrica de 800V que está sendo desenvolvida pela Volvo, Lotus e Polestar e será compartilhado entre as três marcas. Ele contará com uma bateria de 103 kWh com carga de até 80% em 20 minutos e capacidade V2X (veículo para tudo).