page ad skin

Brasil pode ter produção de baterias da BorgWarner para veículos elétricos

Empresa aposta em crescimento mais rápido da eletrificação em ônibus, que demandarão cada vez mais baterias

high-energy-flat-bateria borgwarner

A transição energética deve acontecer de forma mais acelerada no segmento de veículos comerciais em muitos mercados, principalmente com os ônibus elétricos. E de olho nessa oportunidade, a BorgWarner já considera a possibilidade de realizar a montagem local de baterias para veículos elétricos no Brasil.

Na visão da empresa, ainda que não haja uma linha totalmente clara no avanço da eletrificação no país, o segmento de ônibus elétricos se apresenta como um dos mais promissores. 

A BorgWarner marcou presença no IAA Transportation 2022, feira que acontece nesta semana em Hanover, na Alemanha. A empresa apresenta suas tecnologias mais recentes para eletrificação, incluindo a nova bateria 'flat' que trabalha entre 350V a 750V com carga de energia útil de 40 kWh e se destaca pela espessura de 120 mm e ampla versatilidade, podendo ser adaptada a vários tipos de veículos elétricos, notadamente comerciais leves e ônibus.

motor eletrico borgwarner

Presente no IAA Transportation 2022, a BorgWarner expôs suas mais recentes soluções para indústria automotiva. Dentre os destaques a empresa desenvolveu módulos de baterias planos com até 12 cm de espessura. O componente pode ser aplicado um sobre o outro e providenciar de 350V a 750V e carga de energia útil de 40 kWh. O desenvolvimento visa atender o segmento de comerciais leves e ônibus.

Com diversas iniciativas e projetos de eletrificação do transporte público em andamento, a BorgWarner aposta em forte crescimento da demanda por baterias e daí o motivo de considerar a produção dos acumuladores no Brasil. 

Vice-presidente e gerente geral da BorgWarner PowerDrive Systems na Europa, Arnaldo Iezzi Jr. estima uma expansão de 400% do segmento de veículos elétricos comerciais nos próximos 5 anos. 

“Ônibus deverá protagonizar a maior participação no crescimento. Adianto que temos um contrato global de fornecimento de baterias para uma montadora do segmento que também atua no Brasil”, resumiu Iezzi em entrevista on-line.

Segundo o executivo, o início da montagem das baterias para ônibus elétricos poderia levar de 3 a 4 anos. Nessa primeira fase as células seriam importadas, sendo a montagem da bateria e sistema de gerenciamento sendo feito localmente. 

‘Até lá, busca-se novos negócios com objetivo de garantir volumes para otimizar custos.”

Por fim, Iezzi destacou que o Brasil é o 4º maior mercado de veículos comerciais do mundo, tem um imenso potencial para produzir células de baterias e conta com a vantagem dos recursos naturais abundantes de matérias-primas para as baterias, como lítio e níquel. 

Fonte: Auto Indústria