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Ford Mustang Mach-E e E-Transit são confirmados para o Brasil em 2023

Estratégia de eletrificação para a região contará com os dois veículos elétricos e também a picape Maverick em versão híbrida

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A Ford confirmou o lançamento dos veículos elétricos Mustang Mach-E e E-Transit no Brasil em 2023. Além disso, a marca norte-americana também anunciou a vinda da picape Maverick na versão híbrida ao país no ano que vem dentro de sua estratégia global de eletrificação. 

No comunicado oficial, a Ford destaca os bons resultados financeiros positivos na região e sinaliza o início da formação de um portfólio de veículos eletrificados em sintonia com os lançamentos globais. 

“O mundo está passando por uma transformação profunda na direção da eletrificação e conectividade. Nós nos reestruturamos para ter esse foco e resultados financeiros adequados”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

“Temos um portfólio empolgante e conectado, com tecnologias avançadas, e agora, com esses três produtos, aceleramos a eletrificação no Brasil e na América do Sul.”

O cronograma da Ford indica que o primeiro modelo eletrificado a chegar ao nosso mercado será a picape Maverick Hybrid, prevista para o início de 2023. Equipada com um conjunto híbrido de 193 cv de potência, um dos destaques desta versão é o consumo médio declarado de 17,8 km/l.

Em seguida, será a vez do Mustang Mach-E, o SUV elétrico inspirado no carro icônico que já é sucesso de vendas nos Estados Unidos e vem sendo testado pela Ford desde o ano passado aqui no Brasil.

O SUV elétrico possui variantes (tração traseira ou integral) com potências variando entre 269 cv e 43,8 kgfm a 346 cv e 59,1 kgfm nas versões regulares. As baterias podem ser de 75,7 kWh ou 98,7 kWh e o alcance varia de 400 km a 610 km, de acordo com a configuração. 

Ford E-Transit 2022

Por fim, chegará o lançamento da Ford E-Transit, van elétrica que tem como alvo os frotistas, aproveitando a rápida adoção de veículos elétricos no segmento comercial. Nesse caso, como é praxe nesse segmento, a Ford aposta no baixo custo de manutenção, autonomia condizente com a proposta e muitos recursos de conectividade. 

“Esses lançamentos estão alinhados com a nossa estratégia de ter modelos elétricos em cada um dos segmentos que são a base do nosso negócio: picapes, SUVs e veículos comerciais”, destaca Daniel Justo.

O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, com sede na Bahia, e sua unidade em Tatuí, SP, têm hoje mais de 1.500 profissionais atuando em projetos globais voltados ao futuro da mobilidade, incluindo sistemas de conectividade avançada, veículos elétricos e autônomos.

Ford Maverick 2022 - movimento

Ações para a redução de emissões

A Ford também destaca várias iniciativas para as metas globais de carbono zero da empresa. Parte de estratégia e da recente modernização da fábrica de Pacheco, na Argentina, onde a Ford acaba de assinar um acordo para ampliar o fornecimento de energia elétrica renovável para a unidade.

No Brasil, o Centro de Tatuí, onde são realizados testes, avaliações e homologações de veículos e sistemas automotivos, utiliza 100% da energia elétrica renovável desde 2021. A unidade mantém cerca de 80% de sua área preservada, equivalente a 3,63 milhões de m², onde já foram plantados mais de 10 mil mudas de árvores nativas desde 2012 e vivem mais de 360 espécies de animais silvestres.

A Ford anuncia um investimento global de mais de US$ 50 bilhões em veículos elétricos e baterias para atingir uma produção anual de 600 mil veículos até o fim de 2023, e de 2 milhões até o fim de 2026. Suas metas globais incluem, também, ter todas as instalações abastecidas com 100% de eletricidade de fontes renováveis até 2035 e atingir a neutralidade de carbono até 2050.

Fonte: Ford

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