O veículo mais potente da história da BMW M foi revelado de forma oficial. Cerca de um ano após o lançamento do conceito, o BMW XM é apresentado na versão de produção, apostando em um estilo exclusivo, alta tecnologia e um robusto sistema híbrido plug-in que pode ter entre 653 e 748 cv.
A produção irá começar no final de 2022 na fábrica de Spartanburg na Carolina do Sul, Estados Unidos, enquanto a comercialização está prevista a partir de Abril de 2023. Na Alemanha, os preços começarão em 170.000 euros (R$ 874.500).
O perfil do XM permaneceu em grande parte inalterado em relação ao conceito. A BMW não abandonou minimamente as suas formas imponentes, mas foram acrescentadas elementos e detalhes para tornar o exterior ainda mais completo e pessoal.
Prova disso são as molduras douradas que realçam ainda mais a linha distinta das janelas e o difusor largo, enquanto os apliques em preto brilhante reforçam a grande grade hexagonal dupla do rim e dão ainda mais solidez aos arcos das rodas.
O "look" da BMW consiste em um conjunto de faróis divididos, com dois LEDs ultra-finos executando as funções de luzes de posição e indicadores, enquanto os faróis maiores atuam como feixes baixos.
Na traseira, porém, as lanternas são envolventes, enquanto o logotipo da BMW impresso a laser no vidro traseiro confirma a grande atenção aos detalhes.
Também atraem a atenção as rodas de liga leve de 23 polegadas em dois tons de preto e Ouro Nocturno. Como alternativa, as de 22 polegadas também podem ser encomendadas com um desenho especial destinado a reduzir o peso e o arrasto aerodinâmico.
No que diz respeito à pintura, há sete cores diferentes à escolha, três das quais são novas entre todos os modelos M e uma com a assinatura BMW Individual. O fabricante, entretanto, prevê que até meados de 2023 o catálogo será ampliado para incluir mais de 50 cores.
Apesar da vocação esportiva, o BMW XM não sacrifica o luxo e a amplitude. De série, o mega SUV é configurado com couro Merino individual preto com costura de contraste cinza. O refinamento adicional é o estofamento em couro Nappa, Alcantara e fibra de carbono. Naturalmente, há muitas opções de personalização para clientes exigentes, tanto em termos de materiais quanto de cor.
O mesmo cuidado é dado aos passageiros traseiros, tanto que a BMW chama a segunda fileira de "M Lounge" para enfatizar o conforto dos passageiros e a qualidade dos estofados.
A tecnologia é a mesma da última BMW topo de gama, com a tela curva da BMW ocupando uma grande parte do painel e dando acesso aos recursos de entretenimento de informação profissional do Live Cockpit. Aqui, o sistema operacional iDrive 8 foi atualizado em termos de gráficos e configurações para se adaptar totalmente ao estilo do super SUV híbrido plug-in alemão.
O painel no console central permite que os 'modos de potência' sejam alterados entre Hybrid, Electric e eControl. O primeiro gerencia o "diálogo" entre os dois motores, o segundo utiliza apenas a unidade elétrica (com um som especialmente desenvolvido para o XM), enquanto o terceiro retém a carga da bateria para que ela possa ser utilizada em um estágio posterior da condução (por exemplo, ao entrar em uma área urbana).
Vários programas de direção podem ser selecionados no modo híbrido, desde Comfort (que otimiza o consumo de combustível e a suavidade da condução) até Sport e Sport Plus, que se concentram mais na capacidade de resposta e potência do carro.
Falando em modos personalizáveis, o XM apresenta várias funções para o sistema de tração nas quatro rodas M xDrive.
Através do menu 'M Setup' você pode selecionar os programas 4WD Sport e 4WD Sand, com o primeiro enviando mais potência para as rodas traseiras, enquanto o segundo é projetado para máxima aderência nas superfícies mais difíceis. Mesmo a areia 4WD bloqueia o diferencial traseiro M Sport, melhorando a tração nos terrenos mais difíceis como os verdadeiros off-roaders.
A BMW afirma que o XM tem um equilíbrio de peso de 50:50 em ambos os eixos e um chassi avançado projetado para o máximo conforto de direção.
De fato, o SUV é equipado com suspensão Adaptativa M Profissional, cuja rigidez muda de acordo com o modo de condução. Outro elemento importante é o Active Roll Comfort, que consiste em um motor elétrico de 48 volts instalado dentro das barras anti-rolamento dianteiras e traseiras.
Na prática, o dispositivo 'alinha' o carro ao contornar uma curva ou bater em um buraco profundo enquanto minimiza a rolagem. A Direção Ativa Integral, montada pela primeira vez em um modelo M, também ajuda nas curvas. No XM, as rodas traseiras giram no sentido anti-horário, reduzindo o raio de giro a baixas velocidades e melhorando a dinâmica de direção.
A mecânica por trás do "coração" da BMW também será encontrada nos carros de corrida que participarão do Campeonato Norte-Americano IMSA em 2023 e do Campeonato WEC em 2024. Isto significa que este mesmo híbrido plug-in (modificado em várias partes para liberar todo o seu potencial) equipará os monopostos que farão corridas icônicas como as 24 Horas de Daytona e as 24 Horas de Le Mans.
Entrando em detalhes, o powertrain híbrido plug-in do XM é composto pelo 4.4 V8 biturbo de 490 cv e uma unidade elétrica BMW eDrive de quinta geração (alimentada por uma bateria de 25,7kWh instalada no piso) de 197 cv integrada na transmissão automática M Steptronic de 8 velocidades. Juntos, os dois motores liberam 653 cv e 800 Nm (81,5 kgfm) de torque através da tração integral M xDrive.
Com tração nas quatro rodas, torque instantâneo do motor elétrico e controle de lançamento, o XM pula de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (270 km/h com o pacote M Driver's).
Além disso, no modo 100% elétrico, a velocidade é limitada a 140 km/h e cerca de 88 km podem ser percorridos no ciclo WLTP. No que diz respeito à recarga, o sistema M Hybrid suporta corrente alternada até 7,4 kW, permitindo passar de 0 para 100% do estado de carga em pouco mais de 3 horas.
As performances, no entanto, estão destinadas a se tornar cada vez mais interessantes. Após o lançamento do XM “normal”, de fato, a BMW planeja inaugurar a série especial “Label”. Logo após a estreia do modelo no primeiro semestre de 2023, o Label Red estará disponível com 748 cv e 1.000 Nm. A produção dessas unidades está prevista para meados de 2023, com recursos e equipamentos ainda a serem definidos.
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