Diferentemente da Mercedes-Benz, a BMW aposta no crescimento da linha para os próximos anos. Depois de apresentar o SUV elétrico BMW iX1 e o XM, o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente pela divisão M desde o M1. 

De acordo com uma nova matéria baseada nas informações de uma fonte ligada à empresa, no entanto, há um modelo que em breve poderia sair de cena. O X4, variante coupé do X3, pode não ter um sucessor, pelo menos não um com motor de combustão interna.

O BMWBlog cita o usuário do fórum Bimmer Post ynguldyn - que muitas vezes trouxe previsões certeiras sobre os futuros planos da BMW - afirmando que a marca assume que não há mais demanda suficiente para oferecer uma versão com motor de combustão. O Sport Activity Coupé (SAC) X4 provavelmente já tinha um codinome para sua terceira geração (G46), mas é possível que nem chegue ao mercado.

Galeria: BMW X4 (2021)

Embora o X4 baseado na plataforma CLAR possa ser eliminado gradualmente nos próximos anos, a mesma fonte relata que um iX4 totalmente elétrico está bem à vista. Ele sairá da linha de produção da nova fábrica húngara em Debrecen a partir de novembro de 2026.

Será montado na plataforma Neue Klasse e virá com as modernas baterias Gen6 com células cilíndricas, o que deve aumentar a autonomia e a velocidade de carregamento em 30% na comparação com as células prismáticas anteriores.

Essas novas baterias parecem muito promissoras. A BMW estima que seu peso poderia ser reduzido em 20%, enquanto os custos de produção poderiam ser reduzidos pela metade. Além disso, as emissões de CO2 associadas à sua produção devem ser reduzidas em 60%. Espera-se que as baterias de próxima geração ainda sejam capazes de manter 80% de sua capacidade original mesmo após dez anos.

Como de costume, quando se trata de rumores de fontes da empresa, ainda deve-se tratar essas informações não confirmadas com certa cautela. Ficaríamos um pouco surpresos se a BMW realmente aposentasse os X4s movidos a gasolina e diesel, considerando o quão grande ainda é a fome por SUVs no segmento premium. E a tendência não parece estar se acomodando, muito pelo contrário.

O BMW X4 da geração atual está no mercado desde 2018 e certamente permanecerá no portfólio de modelos da empresa sediada em Munique por mais alguns anos. Entre a despedida do motor a combustão X4 e a introdução do modelo totalmente elétrico poderia haver uma lacuna. Com o X3, no entanto, este não deve ser o caso. A próxima geração do SUV virá com motores a combustão e motores elétricos.