Eles ainda são um dos freios do boom do carro elétrico, embora as coisas vão melhorar no futuro: tempos de carregamento. Antes de mudar para um carro de emissão zero, você precisa saber que, por alguns anos, você tem que lidar com esperas mais longas do que um reabastecimento.
Mas quanto tempo leva para recarregar a bateria de um carro elétrico? Spoiler: na realidade, não há uma única resposta, pois tudo depende de uma série de fatores, como a coluna, bateria e carregador do carro, sem esquecer a energia realmente disponível e a chamada "curva de carregamento". Então vamos descobrir do que depende "um verde completo".
Como mencionado, há 4 fatores principais que afetam a duração de uma recarga:
A partir do primeiro, podemos dizer que os sistemas domésticos têm uma potência que varia de 3,3 kW a mais de 6 kW, enquanto os carregadores vão de 7,4 a 11-22 kW se estiverem em corrente alternada (AC) e a 50 kW ou mais se estiverem em corrente direta (DC). Os números (kW) indicam a quantidade teórica de kW que o ponto pode entregar em uma hora.
O carregador do carro é, por outro lado, o dispositivo que converte a corrente alternada para direta e tem uma potência entre 3,7 e 22 kW. No entanto, ao usar um sistema que recarrega em DC (corrente contínua/direta), a energia não passa do carregador, mas vai diretamente para a bateria. Neste caso, os tempos de carregamento são afetados pelos limites de capacidade do acumulador, que absorve potências máximas de 50, 100, 150, 250 e 350 kW. O que isso significa? Nós explicamos adiante.
Para dar um exemplo, se o sistema tem uma potência de 150 kW e a bateria tem uma capacidade de 50 kWh, o carro elétrico não pode "absorver" 150 kW em uma hora, mas apenas 50 kW. Por outro lado, se tivermos uma bateria de 50 kWh e um sistema de 22 kW, o carro completará a bateria em pouco mais de 2 horas. Um simples cálculo é suficiente para entender (no caso, 50:22=2,27).
Aqui, no entanto, dois esclarecimentos entram em jogo. O primeiro é que estamos considerando a hipótese de uma bateria completamente descarregada, mas qualquer pessoa que dirige um carro elétrico sabe que a faixa de carga ideal está entre 20% e 80%.
Outro elemento a ser levado em conta é que o carregamento não é constante. Se a rede for muito utilizada, é provável que o sistema libere menos energia do que o máximo declarado, resultando em tempos de carga mais longos.
Além disso, deve-se considerar a "curva de carregamento". Os suprimentos de corrente DIRETA são mais rápidos, mas também mais estressantes para a bateria. Para isso, o acumulador não será totalmente carregado, mas apenas até 80% da capacidade. A potência é automaticamente reduzida pelo carro elétrico na última fase de carregamento.
E novamente, se a bateria estiver muito baixa, a parte inicial do reabastecimento será mais lenta, e então atingirá a potência máxima entre 20% e 60% da sessão. As mesmas montadoras indicam um tempo de carregamento que, nesses casos, não corresponde ao cálculo simples feito anteriormente (capacidade da bateria dividida por potência máxima).
Em resumo, não há resposta única para a pergunta inicial, mas agora você tem todos os elementos para entender por si mesmo quanto tempo leva para recarregar a bateria de um carro elétrico.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla