A Citroën era conhecida por seus designs ousados e muitas vezes esquisitos, uma característica que se perdeu nas últimas duas décadas. Mas os modelos de produção mais recentes da montadora estão reacendendo algumas das loucuras do passado, assim como este novo estudo chamado Citroën Oli Concept, cujo para-brisas vertical faz ele parecer um mini-GMC Hummer EV.
O conceito Oli não foi projetado para sair da estrada, embora tenha design inspirado no off-road. Pense nisso como um veículo que está um passo acima do Ami, na medida em que as principais considerações enquanto este estava sendo projetado eram mantê-lo leve, pequeno, simples, acessível e também para produzi-lo com tantos materiais reciclados quanto possível.
Mas apesar do fato de que ele foi projetado para ser pequeno e barato, a Citröen certamente não se esqueceu de lhe dar um design muito ousado. O para-brisas vertical é a primeira coisa que você vai notar, bem como o design externo quadrado, mas os faróis também são bastante ousados (e eles ainda apresentam uma pequena entrada), assim como as janelas laterais curvas e a área da coluna B.
E como você provavelmente imaginou, o vidro lateral curvo na verdade não desliza para dentro da porta quando você quer deixar entrar um pouco de ar no veículo. Em vez disso, eles realmente são removíveis e articulados na parte superior. Segundo o chefe de design da Citroën, Pierre Leclercq:
Você poderia argumentar que uma tela vertical é menos aerodinâmica, mas não esperamos que as pessoas dirijam este tipo de veículo a 200 km/h. Vemos isso sendo mais útil em áreas urbanas e suburbanas onde as pessoas reduzem a velocidade e estão cientes dos aspectos ambientais e de segurança da mobilidade cotidiana.
Por dentro, o projeto está no mesmo nível do exterior em ousadia, mas você começa a notar que o conceito não possui telas convencionais e sim um pequeno display que fica logo abaixo do para-brisa. Isso porque a Citroën aposta que você pode simplesmente usar o smartphone na base apropriada que fica no meio do painel. Ele também não possui botões, com apenas cinco interruptores no console central e um único joystick pequeno no volante.
Tudo parece bastante minimalista e básico, mas de acordo com Leclercq:
Queria usar apenas a quantidade de materiais que realmente precisávamos, por isso temos impiedosamente perseguido o objetivo de colocar os recursos certos onde eles são necessários, e limitar o impacto do uso desses recursos.
Há uma pureza que a Citroën sempre foi sobre que outras marcas não têm, e é muito mais desafiador projetar um objeto que seja puro, mas único do que criar algo complicações e torná-lo único.
O Oli Concept é mais do que apenas um simples exercício de design, no entanto. A Citroën afirma que ele tem uma bateria de 40 kWh que, graças ao seu baixo peso de menos de 1.000 kg pode levá-lo até 400 km com uma carga. Isso é alcançado graças a um consumo muito baixo de eletricidade de 10 kWh/100 km, ou cerca de 10 km/kWh, graças ao baixo peso - a velocidade máxima é limitada a 110 km/h para não comprometer a eficiência.
A Citroën sequer chama o Oli de carro, afirmando que é na verdade "uma extensão cotidiana multiuso para sua vida que é tão útil quando você não está dirigindo como quando você está." Ao dizer isso, o fabricante está chamando a atenção para o estilo prático de carroceria, bem como a capacidade de carregamento V2G (veículo para a rede).
A montadora não planeja colocar esse conceito em produção, embora inspire modelos futuros. Além disso, também mostra o desejo da Citroën de criar veículos simples e leves, por isso há uma forte chance de que a empresa introduza mais modelos semelhantes ao Ami no futuro.
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