Citroën Ami: microcarro elétrico é apresentado no Brasil pela 1ª vez
Solução de mobilidade urbana marcou presença no Mercado Livre Experience 2022
As necessidades de mobilidade estão mudando e os fabricantes continuam se adaptando às tendências. Nesta semana, a Citroën marcou presença no evento Mercado Livre Experience (Meli XP) com o seu microcarro elétrico Citroën Ami, que fez sua primeira aparição pública no Brasil.
Principal atração do estande da Citroën, o Ami é considerado uma alternativa inteligente para deslocamentos urbanos e logística. Totalmente elétrico, o microcarro tem motor de 6 kW, que lhe dá a agilidade necessária em diversos ambientes, com velocidade máxima limitada a 45 km/h.
Medindo 2,41 metros de comprimento e 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura, o pequeno Citroën AMI possui uma estrutura tubular de aço, rodas de 14" e freios a disco na dianteira (tambores na traseira).
O microcarro elétrico pesa apenas 485 kg e possui uma pequena bateria de 5,5 kWh que garante autonomia de até 75 km pelo ciclo WLTP, sendo que sua recarga pode ser feita em qualquer tomada de 220V convencional em apenas 3 horas. O destaque é que seu cabo de recarga fica embutido no próprio carro, bastando conectá-lo em qualquer tomada.
Já faz algum tempo que o Citroën Ami é um modelo cotado para o Brasil, mas até o momento não teve o lançamento confirmado, o que deve acontecer em breve, dadas as possibilidades de comercialização do veículo junto às empresas e segmentos específicos. Na Europa, seu preço parte de 7.190 euros, mas com um bônus ecológico seu valor final é reduzido para 6.890 euros, o equivalente a R$ 35.700.
A marca francesa também aproveitou o evento para mostrar a van elétrica Citroën E-Jumpy, lançada no Brasil no começo do ano. O veículo comercial tem capacidade de carga de 1 tonelada, baú de carga de 6,1 m³ e autonomia de até 330 km com uma carga.
Fonte: Stellantis
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Microcarro elétrico Citroën Ami tem lançamento confirmado no Brasil
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Por que comprar? Citroën Ami, o microcarro que pode vir ao Brasil
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Já andamos: Citroën e-C3, o elétrico que seria bom para o Brasil