O Nissan March elétrico (Micra) foi anunciado oficialmente em janeiro de 2022, quando a Nissan já mostrava várias imagens teaser. A versão de produção não será apresentada até 2023, mas nosso especialista já criou uma projeção bem realista para o futuro carro elétrico compacto.
A base técnica para o compacto da Nissan é a plataforma elétrica dedicada CMF-BEV, que está sendo desenvolvida pela Renault e que também servirá de base para o Renault R5 (e, presumivelmente, o Renault 4). Ambos os modelos serão construídos na ElectriCity da Renault na França, e presumivelmente serão tão similares tecnicamente quanto Nissan Ariya e Renault Megane E-Tech.
Logo de cara a primeira coisa familiar é a assinatura do conjunto ótico frontal: há dois círculos de luzes na dianteira com os faróis parecendo 'cortados'. Além disso, existem faixas duplas verticais mais abaixo. A projeção retoma estes elementos.
As formas redondas fazem lembrar o Nissan K13, o predecessor da versão atual (modelo que foi produzido e vendido no Brasil). Eles também ajudam a distinguir visualmente o carro do irmão Renault 5. Mas mesmo que a Renault queira enfatizar este estilo arredondado com algumas imagens teaser: a vista lateral mostra que a forma básica será semelhante à forma angular do Renault 5:
As dimensões devem ser baseadas no atual Micra K14 (geração atual do March que é vendida na Europa e outros mercados), que mede quase 4 metros de comprimento. A altura (atualmente 1,46 metro) é provável que aumente, entretanto, já que a bateria tem que ser armazenada no assoalho. Presumivelmente, o carro será semelhante em altura ao Renault Megane (1,51 metro).
Renault 5 EV Prototype no IAA 2021
Segundo rumores, o Renault 5 será movido por um motor de 100 kW (135 cv) - presumivelmente o motor de 96 kW (130 cv) do Megane elétrico. O motor de 160 kW (217 cv) também deve ser oferecido no R5, mas provavelmente não pela Nissan.
A mesma bateria deve estar disponível para o Nissan. Entretanto, é provável que apenas a bateria menor com 40 kWh seja utilizada. O Megane já tem um alcance de 300 quilômetros; o modelo menor Micra provavelmente terá mais alguns quilômetros. A bateria maior leva o Megane até 470 km, o que significa que o Micra pode chegar a 500 km.
Mas, até agora, nenhum carro elétrico compacto tem tanto alcance. Portanto, devido ao custo (um critério muito importante no segmento B) e porque esses modelos são usados principalmente na cidade, eles provavelmente não terão necessidade de tanto alcance.
Ainda falta muito tempo até a estreia em 2023, e a versão de produção provavelmente não será lançada até 2024, pois essa é a data oficial de lançamento da plataforma CMF-BEV. Também não sabemos como o carro será chamado até 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
EUA supera Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Nissan e Honda: anúncio oficial de parceria para carros elétricos e baterias
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Nissan usará técnica da Tesla para reduzir custos e complexidade dos EVs