Cotado para o Brasil, o BYD Dolphin acaba de ser lançado na Colômbia. O novo carro elétrico 'puro' da montadora chinesa chega ao país vizinho em versão única, com bons equipamentos de segurança e autonomia de até 400 km com uma carga.
Antecipado pelo conceito BYD EA1 Concept, apresentado em abril de 2021 no Salão de Xangai, o Dolphin (Golfinho) foi o veículo responsável pela estreia da inédita arquitetura e-Plattform 3.0, uma plataforma dedicada a veículos elétricos que já sustenta outros modelos da marca.
Com porte compacto, o Dolphin mede 4,13 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura e entre-eixos de 2,70 metros. O porta-malas tem 345 litros de capacidade (1.310 litros com o banco traseiro rebatido). No país vizinho ele irá concorrer com o Renault Zoe, o mais próximo em proposta por lá.
Como o Dolphin é parte da chamada Ocean Family, o interior se destaca pelo design com formas em curvas que simulam as ondas do mar. O acabamento aposta em tons claros, materiais suaves ao toque e opções de cores para realçar sua proposta mais jovem.
O quadro de instrumentos é uma tela de 5" e o sistema multimídia adota uma tela de 12,8" sensível ao toque (rotativa). Volante multifuncional de três raios com base chata, console central elevado e diversos locais para acomodar objetos também são pontos positivos da cabine.
A lista de equipamentos inclui ar condicionado automático, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, faróis em LEDs, volante multifuncional, controle de cruzeiro, assistente de partida em rampas, controle dinâmico de carroceria e câmera de ré, entre outros.
O BYD Dolphin é alimentado por um motor elétrico síncrono de imãs permanentes montado no eixo dianteiro e que entrega 70 kW (94 cv) de potência a 15.000 rpm e 18,3 kgfm de torque máximo. A unidade é alimentada por uma bateria de 44,9 kWh, com autonomia declarada de 405 km com uma carga pelo ciclo NEDC.
A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e com eixo de torção na traseira, enquanto a direção tem assistência elétrica. Os freios são do tipo ABS e com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), adotando discos ventilados dianteiros e traseiros.
O carro elétrico possui três modos de condução e dois níveis de regeneração de frenagem (Standard e High), mas ainda assim não há modo de condução 'One Pedal'.
O BYD Dolphin está sendo lançado na Colômbia apenas na versão de acabamento GS por 149.900.000 pesos colombianos, o equivalente a R$ 171.200 em uma conversão direta.
Vale lembrar que o sedã elétrico BYD Han também é vendido no país vizinho por 280.000.000 de pesos colombianos, o equivalente a R$ 321.700 (por aqui, o Han custa R$ 539.990).
Outro modelo da BYD disponível por lá é o SUV híbrido plug-in BYD Song Plus, que custa 178.900.000 pesos, R$ 205.500 em uma conversão direta (por aqui, o SUV foi lançado recentemente por R$ 269.990).
Noticiamos recentemente que o Dolphin está nos planos da BYD para o Brasil, mas ainda não há confirmação oficial de lançamento. A montadora chinesa está estudando as opções e, inclusive, já testa no país o SUV elétrico compacto BYD Atto 3/Yuan Plus, baseado na mesma plataforma.
Fazendo uma equivalência de preços, com base nos valores cobrados lá e aqui, apostaríamos em algo entre R$ 200.000 e R$ 230.000 para o BYD Dolphin quando chegar ao nosso mercado.
Fonte: El carro colombiano
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