A Toyota anunciou que retomada da produção e das vendas do bZ4X depois de corrigir a falha que deu origem ao recall anunciado em junho. Segundo a Reuters, o vice-presidente executivo da Toyota, Masahiko Maeda, disse que a montadora retomará gradualmente os embarques bZ4X e priorizará atender à demanda dos clientes que esperam pelo carro.
A montadora convocou 2.700 unidades do SUV bZ4X menos de dois meses após o lançamento do modelo devido ao risco das rodas se soltarem. Em junho, o órgão regulador de segurança do Japão disse que curvas bruscas e frenagem súbita poderiam fazer com que um parafuso do cubo se soltasse, aumentando o risco da roda se soltar do veículo. Embora analistas tenham dito se tratar de um problema simples e barato de resolver, a Toyota levou mais de três meses para encontrar a solução.
Em um relatório do ministério dos transportes do Japão, a Toyota disse que garantiria que os parafusos do hub fossem substituídos e devidamente apertados em veículos novos. Como resultado, a empresa retomou a produção do SUV elétrico no Japão em 6 de outubro.
Dos 2.700 SUVs elétricos Toyota bZ4X convocados, aproximadamente 2.200 estão na Europa, 280 na América do Norte, 110 no Japão e 60 no restante da Ásia. No momento em que o recall foi anunciado, a Toyota aconselhou todos os proprietários do bZ4X a parar de usar o veículo imediatamente.
Subaru Solterra
A Subaru também teve que fazer o recall de cerca de 2.600 unidades do Solterra, que é o irmão gêmeo do bZ4X desenvolvido em conjunto com a Toyota. É seguro supor que a correção se aplica também ao Subaru Solterra, e que a produção do veículo irmão também será retomada em breve — ambos são feitos na linha de montagem Mtomachi da Toyota no Japão.
Para a Subaru, a maioria dos veículos afetados pelo recall eram para revendedores e nenhum foi entregue aos clientes nos EUA, disse um porta-voz da Subaru à Reuters em junho.
O Toyota bZ4X é o primeiro veículo elétrico de produção em massa da marca e o primeiro membro de sua nova linha de veículos elétricos Beyond Zero. O veículo começa em US$ 42.000 nos Estados Unidos na configuração XLE FWD. Este modelo base oferece um alcance estimado pela EPA de 405 quilômetros.
O Subaru Solterra é o primeiro veículo elétrico de produção da marca e começa em US$ 44.995 nos EUA. O preço vale para o modelo Premium AWD que oferece 367 quilômetros de alcance estimado pela EPA — a Subaru só vende versões com tração integral do Solterra nos EUA.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão