De acordo com a Autoridade Federal de Transportes Motorizados, 44.389 novos veículos elétricos foram vendidos em setembro de 2022 na Alemanha. Este é o segundo melhor resultado histórico de emplacamentos (BEV) no país europeu, superado por pouco em dezembro de 2021.
Segundo o órgão, um total de 224.816 automóveis de passageiros foram emplacados na Alemanha em setembro. Os referidos 44.389 carros elétricos correspondem a uma quota impressionante de 19,7 por cento.
Entre janeiro e setembro de 2022, foram registados 272.473 veículos elétricos no país. Isto significa que, ao contrário do mercado global em queda (-7,4%), as compras de carros elétricos cresceram 15% em comparação com o mesmo período do ano passado. A quota de mercado BEV (Battery Electric Vehicle) aumentou de 11,7% nos primeiros meses de 2021 para 14,6%.
No entanto, as marcas de veículos exclusivamente elétricos Polestar (+115 por cento) e Tesla (+74 por cento) registaram alguns dos maiores ganhos em setembro. Nos dois primeiros trimestres, o Fiat 500 e, o Tesla Model 3 e o Hyundai Kona Electric ocuparam os primeiros lugares nas estatísticas da KBA.
Para os híbridos plug-in (PHEVs), foram registados cerca de 215.600 novos emplacamentos entre janeiro e setembro de 2022, o que corresponde a uma quota de 11,5 por cento. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, os novos registos de PHEV diminuíram 10,6 por cento. A dinâmica de crescimento dos PHEVs parece estar estagnando cada vez mais. Quando os subsídios forem eliminados no próximo ano, é provável que esta tendência se intensifique.
O CAM prevê 400.000 carros elétricos para o ano inteiro pela primeira vez
Para o fechamento de 2022, o Centro de Gestão Automotiva (CAM) prevê 400.000 BEVs. Isto corresponde a um aumento de 12% em comparação com o ano anterior. Isto se deve ao fato de que cerca de 356.000 carros elétricos tenham sido vendidos em 2021.
Em todos os tipos de propulsão, o CAM espera 2,54 milhões de novos registos de automóveis de passageiros. Os analistas de mercado citam como razões os problemas contínuos da cadeia de abastecimento e também o aumento do custo de energia e de vida. Se o CAM estiver certo, o total de emplacamentos em 2022 será o menor em 37 anos.
Entretanto, o diretor do estudo Stefan Bratzel tem uma visão bastante crítica da situação geral de eletro mobilidade:
"O aumento do mercado de eletro mobilidade ainda não é autossustentável, mas fortemente influenciado pelo financiamento e pelo cenário regulamentar".
Devido ao aumento dos custos de matéria-prima e de produção, Bratzel não espera que os custos de aquisição de automóveis elétricos diminuam a médio prazo. Outro fator crítico na Alemanha é o forte aumento dos preços da energia elétrico, o que reduz as vantagens de custo em relação aos motores de combustão interna. Além disso, o aumento do mercado também é prejudicado pelo lento desenvolvimento das infraestruturas de tarifa e pelo aumento dos custos de aquisição, de acordo com Bratzel.
Fonte: CAM (per E-Mail), KBA
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