GM irá desenvolver 'super bateria' para veículos elétricos militares
A tarefa de atender à demanda vai para a GM Defense, que explorará a plataforma Ultium para criar um protótipo para veículos militares
A eletrificação é pra todo mundo. Mesmo para os militares dos EUA, que já lançaram alguns projetos de emissão zero na tentativa de reduzir seu impacto sobre o meio ambiente. E o último deles vai escrever um novo capítulo na bem estabelecida parceria com a General Motors.
A GM Defense é a divisão chamada "às armas" pela quase homônima Defense Innovation Unit (DIU), uma seção do Departamento de Defesa dos EUA. A tarefa do fabricante é desenvolver uma bateria protótipo para ser testada em plataformas usadas em veículos militares.
Ponto de partida
A empresa diz que aproveitará sua arquitetura Ultium, uma combinação de "baterias de veículos elétricos e um sistema de propulsão que pode fornecer potência, alcance e escala superior a qualquer tecnologia híbrida ou EV anterior", como lembra a própria General Motors.
"Modular e escalável – continua o fabricante – a plataforma Ultium utiliza diferentes produtos químicos e formas celulares, que a tornam adaptável às necessidades e tecnologias em mudança que se tornam disponíveis ao longo do tempo".
Do Hummer às baterias
Steve Dumont, presidente da GM Defense, disse: "Este reconhecimento é um elemento crítico para empresas de defesa não tradicionais, como a GM Defense, fornecer tecnologias comerciais que suportem a transição dos clientes para um futuro mais elétrico, autônomo e conectado."
"As tecnologias comerciais alimentadas por bateria continuam a amadurecer. A GM Defense oferece uma vantagem única ao aproveitar capacidades de negócios comprovadas e bilhões de investimentos em tecnologias de veículos elétricos ou autônomos para dar aos nossos clientes a oferta mais avançada que o mercado comercial pode oferecer."
No entanto, esta não é a primeira parceria entre a General Motors e os militares dos Estados Unidos. Em julho, por exemplo, as forças armadas solicitaram o fornecimento de um Hummer elétrico para fins experimentais. O movimento mais recente servirá, em vez disso, para "reduzir a dependência de combustíveis fósseis em ambientes operacionais e de guarnição".
Fonte: General Motors
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Stellantis promete baterias com metade do custo das atuais até 2030