Carro elétrico precisa ser atraente além de eficiente ou não irá vender
Ford diz que muitas pessoas não se importam tanto com a eficiência e sim em ter um carro atraente, tecnológico e de alto desempenho
Embora a principal razão da transição para a mobilidade elétrica seja oferecer modelos que sejam melhores para o meio ambiente, muitos compradores simplesmente não ligam para a eficiência. Eles podem se importar quando a gasolina fica cara, mas em muitos casos ter um carro elétrico não é sobre reduzir o aquecimento global, mas sim ter acesso a tecnologia mais recente disponível no mercado.
De acordo com um artigo recente publicado pela CarsGuide da Austrália, a Ford pretende produzir carros elétricos que sejam "extremamente fantásticos", independentemente de serem ou não a melhor opção para o meio ambiente.
Essencialmente, qualquer veículo elétrico será melhor para o meio ambiente do que um veículo equivalente movido a gasolina, e a Ford (juntamente com seus rivais) precisa convencer as pessoas de que seus veículos elétricos são modernos, emocionantes e com o melhor desempenho.
Galeria: Ford Mustang Mach-E Ice White Edition
A estratégia da Ford resultou no popular crossover Mustang Mach-E, que é um rival direto do Tesla Model Y, bem como da F-150 Lightning, uma das primeiras picapes elétricas no mercado norte-americano.
Estes novos veículos elétricos não são os mais eficientes em comparação com os rivais, mas, quando se trata de tecnologia, desempenho e apelo geral, eles são um grande passo à frente de carros como o antigo Focus Electric. Enquanto a Ford ainda não chegou ao ponto em que produz a mesma quantidade de veículos zero emissão e modelos a combustão, seus veículos elétricos estão se esgotando diante da alta demanda.
Vice-presidente de programas de veículos elétricos da Ford para a divisão Model E, Darren Palmer compartilhou que a marca não vai simplesmente pegar os modelos existentes e adaptá-los para os motores elétricos. Ele explicou:
"O próximo veículo que estamos fazendo é um veículo do tipo Explorer, e estamos trabalhando em torná-lo extremamente fantástico. Meu chefe me disse, tanto [presidente e CEO da Ford] Jim Farley quanto [chefe do Modelo E] Doug Fields, 'se for como hoje, e só um pouco melhor, está cancelado'."
Ele continuou dizendo que a fórmula vencedora para a Ford é focar em segmentos que seus clientes gostam, e depois torná-los "insanamente fantásticos" e capazes de alcançar novos feitos. O VP disse que sente que o Oval Azul foi capaz de alcançar sua fórmula vencedora com seus veículos elétricos até o momento, e continuará a implementar essa fórmula daqui para frente.
Emma Berg, diretora de comunicações da montadora Big Three, concordou. Ela compartilhou via CarsGuide:
"Não existe esse impulso para a sustentabilidade nos EUA porque, francamente, muitas pessoas realmente não se importam. Então, a maneira que achamos que vamos ter sucesso é fazendo um produto insanamente bom."
Berg acrescentou que a Ford certamente se preocupa em fazer produtos mais verdes, mas isso não parece importar para a maioria dos consumidores. Assim, faz parte do trabalho da Ford fazer produtos atraentes que as pessoas queiram comprar, tudo isso ao mesmo tempo em que se certificam de que são tão verdes quanto podem ser. Ela disse que uma das coisas mais importantes é fornecer aos clientes algo especial que eles nunca tiveram no passado.
Fonte: carsguide
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Teste Ford Mustang Mach-E: elétrico merece ser chamado de Mustang?
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Ford Mustang Mach-E: SUV elétrico é lançado no Brasil por R$ 486.000