Em testes no Brasil, SUV elétrico 'puro' BYD ganha 5 estrelas no Euro NCAP
BYD Atto 3 recebeu a nota mais em segurança do órgão europeu, mostrando o avanço dos carros chineses
O BYD Atto 3 recebeu a nota mais em segurança na avaliação do Euro NCAP. Recém-lançado na Europa, o primeiro SUV elétrico 'puro' da montadora chinesa se destacou alcançando as 5 estrelas nos rigorosos testes do órgão europeu enquanto desembarca em vários mercados globais. No Brasil, o modelo já foi registrado e segue em testes.
Segundo o relatório do Euro NCAP, o SUV elétrico compacto teve um bom desempenho nos testes de impacto/colisão, além de estar bem equipado em termos de sistemas de assistência à condução de última geração.
Em detalhes, o SUV elétrico recebeu a classificação de 91% para segurança dos ocupantes adultos, 89% para a proteção de crianças, 69% para a proteção de pedestres e 74% para os assistentes de segurança.
Apresentado em agosto do ano passado na China, o BYD Atto 3 já está sendo vendido por lá e também em outros mercados como a Austrália. Trata-se do primeiro SUV elétrico dedicado da marca (o Tan EV é derivado de um modelo a combustão) e traz inovações importantes.
O SUV para cinco ocupantes é construído sobre a nova plataforma dedicada da BYD e está equipado com as baterias de lâmina (Blade). Ele mede 4.455 mm de comprimento, 1.875 mm de largura, 1.615 mm de altura e possui distância entre-eixos de 2.720 mm, porte próximo ao de um Jeep Compass.
O BYD Atto 3 é alimentado por uma bateria de 60 kWh e conta com um motor elétrico dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm de torque para um peso total de 1.680 kg. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade máxima é limitada a 160 km/h -autonomia é de 420 km no ciclo WLTP combinado.
O BYD Atto 3, que se chama BYD Yuan Plus na China, foi apresentado recentemente na Europa e será mostrado ao público nos próximos dias durante o Salão de Paris. Na Alemanha, o SUV elétrico será vendido por 38.000 euros (R$ 196.000).
Como dissemos no início, o BYD Atto 3 já teve o registro de patente no Brasil e segue em testes de aprovação para o nosso mercado. A BYD ainda não deu a confirmação oficial de lançamento por aqui, mas considerando suas pretensões globais esse anúncio não deve demorar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Leapmotor C10 atinge 5 estrelas no Euro NCAP e vem ao Brasil em 2025
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores