O BYD Atto 3 recebeu a nota mais em segurança na avaliação do Euro NCAP. Recém-lançado na Europa, o primeiro SUV elétrico 'puro' da montadora chinesa se destacou alcançando as 5 estrelas nos rigorosos testes do órgão europeu enquanto desembarca em vários mercados globais. No Brasil, o modelo já foi registrado e segue em testes.
Segundo o relatório do Euro NCAP, o SUV elétrico compacto teve um bom desempenho nos testes de impacto/colisão, além de estar bem equipado em termos de sistemas de assistência à condução de última geração.
Em detalhes, o SUV elétrico recebeu a classificação de 91% para segurança dos ocupantes adultos, 89% para a proteção de crianças, 69% para a proteção de pedestres e 74% para os assistentes de segurança.
Apresentado em agosto do ano passado na China, o BYD Atto 3 já está sendo vendido por lá e também em outros mercados como a Austrália. Trata-se do primeiro SUV elétrico dedicado da marca (o Tan EV é derivado de um modelo a combustão) e traz inovações importantes.
O SUV para cinco ocupantes é construído sobre a nova plataforma dedicada da BYD e está equipado com as baterias de lâmina (Blade). Ele mede 4.455 mm de comprimento, 1.875 mm de largura, 1.615 mm de altura e possui distância entre-eixos de 2.720 mm, porte próximo ao de um Jeep Compass.
O BYD Atto 3 é alimentado por uma bateria de 60 kWh e conta com um motor elétrico dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm de torque para um peso total de 1.680 kg. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade máxima é limitada a 160 km/h -autonomia é de 420 km no ciclo WLTP combinado.
O BYD Atto 3, que se chama BYD Yuan Plus na China, foi apresentado recentemente na Europa e será mostrado ao público nos próximos dias durante o Salão de Paris. Na Alemanha, o SUV elétrico será vendido por 38.000 euros (R$ 196.000).
Como dissemos no início, o BYD Atto 3 já teve o registro de patente no Brasil e segue em testes de aprovação para o nosso mercado. A BYD ainda não deu a confirmação oficial de lançamento por aqui, mas considerando suas pretensões globais esse anúncio não deve demorar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Euro NCAP reprova sistema ADAS do BYD Yuan Plus
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Coreia do Sul na linha de frente para apagar incêndios em carros elétricos