A Mercedes está trabalhando em um Mercedes Classe C elétrico que poderia ser chamado de EQC Sedan - ou EQC, já que é provável que o SUV elétrico não tenha uma sobrevida muito longa. 

A abreviação EQC poderia então ser reutilizada para um sedã notchback – isso também se encaixaria melhor com os sedãs elétricos EQE e EQS. E teria encontrado um equivalente elétrico ao Classe C – um modelo que o diretor de tecnologia da Mercedes, Markus Schäfer, confirmou em março de 2021. Schäfer disse na época que tal carro provavelmente seria baseado na Mercedes Modular Architecture (MMA) e chegaria ao mercado a partir de 2024.

Mercedes EQC Sedan, a renderização do Motor1.com
Conceito Mercedes Vision EQXX: recorde de autonomia

Mesmo que EQC Sedan ainda não tenha sido oficialmente confirmado, o designer gráfico do nosso site parceiro Motor1.com já criou uma renderização do carro. Ele usou o visual do Mercedes EQXX, que também deve ser baseado na plataforma MMA.

O capô dianteiro não é tão arrebatador na renderização como no EQXX, e os retrovisores externos podem ter ficado um pouco grandes demais para o carro. Além disso, as grandes janelas laterais na parte traseira indicam um sedã padrão de cinco lugares, enquanto o EQXX com seu teto inclinado rapidamente era apenas um 2+2. 

Mercedes Vision EQXX

O retrovisor não aparece nessa renderização, mas é claro que o modelo de produção não terá um difusor extensível. No entanto, é bastante provável que a traseira também seja mais convencional do que no EQXX, mas espere ao menos uma lanterna horizontal. 

Mas a Mercedes também se esforçará para alcançar a melhor aerodinâmica possível em um modelo de produção. O EQS deixou sua marca com um cd recorde de 0,20, e o EQE também se destaca com 0,22.

Se o Mercedes EQC Sedan é de fato o primeiro modelo baseado na plataforma MMA, como pode ser ouvido na fábrica de rumores, ele deve ter um sistema de 800 volts para carregamento rápido e motores elétricos convencionais de fluxo radial fabricados pela própria Mercedes – as máquinas de fluxo axial da Yasa são reservadas para os modelos maiores da EA. Além disso, uma bateria de 100 kWh poderia vir como com o EQXX.

O sedã EQC provavelmente competirá contra o Tesla Model 3 e o BMW i4. Assim, o preço estará no mesmo patamar, algo em torno de 50.000 a 70.000 euros (R$ 258.000 a R$ 361.000). Na versão base, o 'Classe C elétrico' poderia receber um motor traseiro de 150 kW (204 cv) como no EQXX, enquanto os modelos topo de linha da AMG poderiam entregar até 500 kW (670 cv) como no EQE.