Veja o Tesla Model S que conseguiu viajar 2.900 km sem parar para carregar
Resultado de uma aposta entre técnicos apaixonados, o Model S "Cordless" usa um truque engenhoso (mas inútil na realidade)
Nos Estados Unidos, o canal do YouTube Warped Perception criou um exemplar muito especial do Model S, chamado de "Tesla sem fio". Deixando de lado a utilidade real de um experimento semelhante, é uma versão modificada do carro-chefe norte-americano equipado com um gerador de energia a gasolina que lhe permitiu viajar 2.900 km sem ter que parar para recarregar.
Tudo começou com uma aposta simples: um Tesla Model S pode viajar 2.900 km sem ter que parar em um Supercharger? A resposta é sim e, de fato, graças a um sistema engenhoso, tornou possível exceder o limite estabelecido de 200 milhas. Mas como eles trabalharam no trem de força?
Um gerador sempre ligado
Os técnicos da Wraped Perception instalaram um motor a gasolina de 400 cc no compartimento traseiro do Model S, separadamente da cabine. O propulsor, que libera uma potência de 13 cv e atua como gerador de energia, é conectado a um controlador que recarrega a bateria, mas devido a um sistema automático, também pode transmitir parte da eletricidade gerada diretamente aos motores elétricos.
O sistema provou funcionar, embora com algumas limitações óbvias. O gerador de energia, por exemplo, permaneceu continuamente ligado por 1 semana para recarregar adequadamente a bateria e isso resultou no consumo de gasolina e emissões, confirmando que essa conversão é basicamente um exercício de estilo, sem muito sentido do ponto de vista prático.
Além disso, o gerador de um cilindro único não produziu energia suficiente para manter a carga durante o movimento. O carro, durante a viagem, esvaziou a bateria e, por isso, às vezes teve que encostar e esperar para restaurar um nível de carga adequado depois que a bateria atingiu 2%. Em resumo, é o resultado engenhoso de uma aposta e nada mais.
Precisamos de um sistema mais poderoso
Isso quer dizer que o motor permanecia ligado mesmo durante os intervalos noturnos, confirmando que o carro, embora não fisicamente ligado a um carregador, permanecia sempre no comando. Os rapazes da Warped Perception também confessaram ter sido parados pela polícia em uma ocasião porque estavam viajando muito devagar. E eles fizeram isso porque a bateria estava chegando a 0%.
Se de um certo ponto de vista o Tesla sem fio da Warped Perception conseguiu viajar 2.900 km sem ter que se conectar a um Supercharger (na verdade, ele fez ainda melhor do que o esperado), por outro lado os autores do experimento certamente não foram capazes de dizer satisfeitos com as exigências a que tiveram que se submeter. Mas eles querem continuar brincando com sua experiência e já estão pensando em como aumentar a eficiência do sistema.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Tesla Cybertruck é vista em fábrica da BYD na China: estratégia ou estudo?
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia