O novo Renault Kangoo E-Tech Electric foi apresentado oficialmente no Salão de Paris nesta segunda-feira (17). O veículo multiuso que representa uma evolução em termos de autonomia e qualidade em comparação com o antecessor Z.E. estreia junto ao público antes de chegar aos mercados europeus no fim do ano.
O Kangoo E-Tech Electric é equipado com um motor de 90 kW e uma bateria com bateria de 45 kWh, capaz de garantir um alcance declarado de 285 km. Em termos de visual, o Kangoo toma emprestado as inovações adotadas pelas variantes com motor a combustão. Exclusivo do E-Tech elétrico é obviamente a porta de carregamento, escondido sob o losango na grade frontal.
Um dos destaques do Renault Kangoo E-Tech Electric é o amplo espaço para os passageiros - a segunda fileira acomoda confortavelmente três adultos - e por sua capacidade de carga. Na cabine há 49 litros disponíveis, graças à adoção da gaveta Easy Life em vez do porta-luvas. O volume do porta-malas tem 850 litros, que passa a ser de 2.500 litros com os bancos traseiros rebatidos.
E falando em tecnologia, há 14 dispositivos ADAS para garantir a condução autônoma Nível 2, além de um novo painel e quadro de instrumentos digital oferecendo dados específicos para a variante E-Tech. Algumas funções exclusivas para a condução elétrica também estão incluídas no sistema de infotainment Renault Easy Link.
A bateria de íons de lítio consiste em oito módulos independentes e alimenta o motor elétrico de 90 kW (120 cv) e 24,9 kgfm de torque. A van elétrica também possui modo ECO para preservar a autonomia. O Kangoo E-Tech possui três níveis de regeneração progressiva - Sailing, Drive e Brake - além da frenagem integrada pelo Sistema de Freio Regenerativo Adaptativo.
Outra inovação é o ar-condicionado automático de duas zonas com bomba de calor para poupar a bateria. Em termos de recarga há três opções: o carregador CA de 11 kW, carregador rápido CA de 22 kW e até 80 kW em corrente contínua, o que permite recuperar 170 km de autonomia em 30 minutos.
Disponível em três níveis de acabamento - Authentic, Equilibre e Techno - o novo Kangoo elétrico pode ser encomendado a partir de 17 de outubro, com entregas no final do ano na Europa.
Renault Kangoo E-Tech Electric sendo apresentado no Brasil
O novo Renault Kangoo E-Tech já está em pré-venda no Brasil. A nova geração do veículo elétrico comercial da marca francesa foi apresentada junto com o novo Megane E-Tech no evento Renault E-Tech Electric Days, que aconteceu no início de setembro em São Paulo (SP).
O novo Kangoo E-Tech vem para ocupar o lugar do atual Kangoo Z.E e já pode ser reservado no país. No entanto, a Renault ainda não informou os detalhes sobre versões e equipamentos - inicialmente, teremos apenas a versão de carga, diferentemente dos europeus, que terão também a versão de passageiros.
Por aqui, as primeiras entregas só acontecerão no primeiro semestre de 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Avaliação Renault Kangoo E-Tech: vantagens que vão além do que se vê
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Renault Kangoo E-Tech tem 210 km de autonomia e custa R$ 259.990
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault Kangoo E-Tech chegará no fim do ano e já teve o alcance divulgado
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Elétricos e híbridos: veja quais mais valorizaram entre usados e 0km