Embora o mercado de veículos eletrificados ainda represente uma pequena fatia do mercado brasileiro, já que estamos falando de um segmento com 2,4% do total de emplacamentos no ano passado, não podemos negar seu franco crescimento, tanto que aumentou 41% em 2022. Pensando nisso, a KBB Brasil passou a monitorar os preços dos modelos eletrificados no país.
Desta forma, os veículos elétricos, híbridos ou híbridos plug-in passam a ter seus preços de tabela observados pelo chamado Monitor de Variação de Preços (MVP), que passa a apontar a variação de preços praticados no mercado, considerando usados, seminovos ou modelos zero quilômetro. Na primeira análise divulgada, o elétrico Mini Cooper SE acabou sendo o único modelo 0km que teve algum tipo de valorização em relação a dezembro de 2022, assim valorizando 0,77%.
Ainda falando de modelos movidos integralmente a bateria, teve também um monitoramento em relação ao preço dos usados, onde o destaque ficou para o Renault Kangoo, sendo o elétrico mais valorizado com 4,99%. Uma valorização considerável, sobretudo porque estamos falando de um veículo comercial voltado a frotistas.
Já no segmento de híbridos, o utilitário premium Land Rover Range Rover foi o veículo que sofreu a maior variação de preços entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Assim, teve uma variação de 7,66% entre os modelos zero quilômetro e de 7,01% entre os seminovos.
O Monitor de Variação de Preços de janeiro da KBB Brasil analisou ao todo 23.622 versões de veículos 0km, seminovos (até 3 anos de uso) e usados (entre 4 e 10 anos de uso) disponíveis no mercado para fazer o levantamento. Deste montante, não foram divulgados quantos eram veículos eletrificados.